O Fortaleza rebateu as acusações de John Textor, dono da SAF do Botafogo, sobre um suposto esquema de manipulação de resultados.
“As afirmações, proferidas sem a apresentação de quaisquer provas, maculam a reputação de nossa instituição”, diz o comunicado oficial do time cearense.
Textor também acusou o Palmeiras e São Paulo de envolvimento. Ele publicou um texto com as alegações em seu texto oficial. Os três times negam as acusações e afirmam que tomarão medidas judiciais cabíveis.
⚠️PRONUNCIAMENTO OFICIAL⚠️
O Fortaleza repudia de forma veemente as absurdas e infundadas declarações do Sr. John Textor, dono da SAF do Botafogo, que acusa atletas do tricolor de estarem envolvidos em esquema de manipulação de resultados.
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) April 2, 2024
Textor apontou a goleada do Palmeiras sobre o Fortaleza, na Série A de 2022, como um jogo manipulado. Na ocasião, o Alviverde venceu por 4 a 0, no Allianz Parque e, posteriormente, foi campeão brasileiro.
“A CBF (e autoridades judiciais no Brasil) recebeu notificação por dois e-mails separados durante a tarde de 16 de maio de 2023, alertando tais autoridades sobre a óbvia manipulação do jogo que alterou o resultado do jogo acima, alterando assim o resultado do próprio Brasileirão de 2022 .
O jogo Palmeiras x Fortaleza de novembro de 2022 foi, segundo grandes especialistas e inteligência artificial, manipulado por pelo menos quatro jogadores do Fortaleza. Vários outros jogadores exibiram desvios anormais em situações-chave de marcação de gols, embora apenas quatro jogadores tenham ultrapassado os limites que estabeleceriam provas claras e convincentes de manipulação do jogo. Deve ficar claro que as provas não estabelecem o motivo, nem sugerem que qualquer clube ou qualquer parte tenha sido responsável pela manipulação, para além dos jogadores específicos identificados.
Ressalte-se que a falta de resposta da CBF e de outros certamente deveria ser considerada um fator contribuinte para a corrupção que viria no Brasileirão de 2023. A pergunta deve ser feita…será que o maior desempenho do primeiro tempo do campeonato, na história do Brasil, teria se tornado o “maior colapso da história do futebol mundial”, se a CBF tivesse optado por agir com base em indícios claros de manipulação de jogos que poderiam foram confirmados já em maio de 2023?”.
O Fortaleza repudia de forma veemente as absurdas e infundadas declarações do Sr. John Textor, dono da SAF do Botafogo, que acusa atletas do tricolor de estarem envolvidos em esquema de manipulação de resultados.
As afirmações, proferidas sem a apresentação de quaisquer provas, maculam a reputação de nossa instituição centenária e geram graves danos de imagem do clube.
O Fortaleza tomará todas as medidas judiciais cabíveis.