Casa do Fortaleza, a Arena Castelão não poderá mais receber jogos pela Copa Sul-Americana. Em documento enviado à CBF, a Conmebol declarou que o estádio está inabilitado para partidas internacionais. A informação foi antecipada pelo Blog do Kempes e confirmada pela Itatiaia.
A medida ocorre após a vitória do Leão do Pici sobre o Boca Juniors, por 4 a 2, pela 3ª rodada da fase de grupos. Uma equipe de engenheiros agrônomos apontou uma série de problemas no gramado do Castelão.
“O campo de jogo não apresentou todas as condições esperadas para a realização de uma partida no âmbito das competições da Conmebol. O campo tinha locais onde não havia cobertura de grama, tinha vãos e irregularidades (estéticas e de nivelamento) – não só, mas sobretudo tudo em grandes áreas – sendo isso prejudicial à segurança de jogadores de futebol, árbitros e ao desenvolvimento normal do jogo. As condições visuais do campo eram muito ruins in situ e era perceptível também da transmissão televisiva”, diz o documento assinado por Frederico Nantes, diretor de competições e operações da Conmebol.
O Fortaleza tem até o dia 11 para indicar uma nova casa para receber os jogos pela Sul-Americana. O próximo confronto do Tricolor do Pici como mandante está previsto para 29 de maio, às 21h, contra o Sportivo Trinidense, do Paraguai.
A Itatiaia apurou com fontes ligadas ao clube cearense que a diretoria deve solicitar uma nova inspeção até o dia 10 para tentar liberar o Castelão. A ideia é pedir ao Governo do Ceará, que administra a Arena, para melhorar as condições do gramado.
Caso isso não seja possível, o Presidente Vargas deve ser o estádio indicado. Com capacidade para cerca de 20 mil pessoas, o PV está apto para receber partidas da primeira fase da Sul-Americana.