quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioInternacionalForo de São Paulo parabeniza Maduro por vitória na Venezuela

Foro de São Paulo parabeniza Maduro por vitória na Venezuela

O Foro de São Paulo, entidade que reúne partidos e movimentos sociais de esquerda da América Latina e do Caribe, parabenizou Nicolás Maduro pela sua reeleição como presidente da Venezuela. O grupo definiu o resultado como uma “vitória da democracia”.

Criado na década de 1990 por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fidel Castro, o Foro de São Paulo é composto por 123 partidos de 27 países. No Brasil, fazem parte do movimento o PDT, PCB, PCdoB, Cidadania e o PT.

“Com alegria parabenizamos a vitória do camarada Nicolás Maduro, presidente reeleito pelo povo venezuelano, dando continuidade à revolução bolivariana!”, escreveu o Foro de São Paulo, em publicação no X/Twitter. “Celebramos a ampla participação popular e a vitória da democracia, em defesa da paz e da soberania!”

A contestação da eleição na Venezuela

O erro é detectável logo no primeiro quadro de apresentação, visto que a soma das porcentagens de Maduro, González e dos demais candidatos na imagem dá 109,2% | Foto: Reprodução/Redes sociais
Venezuela repercute resultado das eleições, depois de 80% das urnas apuradas | Foto: Reprodução/Redes sociais

Maduro está no poder da Venezuela desde 2013, quando herdou o posto de Hugo Chávez. Antes, o ditador foi ministro das Relações Exteriores e vice-presidente da gestão chavista. Seu antecessor ocupava o cargo desde 1999.

O ditador Maduro foi reeleito com 51,2% dos votos, enquanto o candidato da oposição, Edmundo González, obteve 44,2%. O resultado é contestado pela oposição e por líderes internacionais. Governos autoritários, como China, Nicarágua, Cuba, Rússia, Bolívia e Honduras também parabenizaram Maduro.

Já o Brasil aguarda o resultado oficial das eleições venezuelanas para se pronunciar, conforme comunicado do Itamaraty.

A população contrária ao regime chavista foi às ruas protestar contra o resultado da eleição. No município de Coro, no Estado de Fálcon, cidadãos derrubaram uma estátua de Hugo Chávez.

Maduro expulsa embaixadores de 7 países

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, rompeu relações diplomáticas com sete países que contestaram sua vitória nas eleições do país, anunciada na madrugada desta segunda-feira, 29.

O regime chavista realizou o anúncio no fim desta tarde. Maduro também exigiu que os governantes retirem seus embaixadores da Venezuela imediatamente. Os países são:

  • Argentina;
  • Chile;
  • Costa Rica;
  • Peru;
  • Panamá;
  • República Dominicana; e
  • Uruguai.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui