O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 será neste domingo (5), em São Paulo. A corrida será no tradicional Autódromo de Interlagos. A pista faz parte do calendário oficial da F1 desde 1973 (em 1978, e entre 1981 e 1989, o GP Brasil foi disputado em Jacarepaguá). Atualmente, a prova possui 71 voltas e tem 4,309 km de extensão.
Neste ano, o GP de São Paulo anunciou que, em uma parceria com a Prospera + Greener, empresa brasileira de benefícios sustentáveis, as emissões de carbono geradas durante a edição deste ano serão compensadas.
Segundo comunicado oficial, a empresa será responsável pela compensação de mais de 5 mil toneladas de carbono em uma iniciativa direcionada à conservação do bioma amazônico.
“O compromisso da Prospera + Greener de neutralizar mais de 5 mil toneladas de carbono nos eventos do GP São Paulo de F1 e da São Paulo Grand Prix Official Party é um exemplo da nossa intenção de liderar a agenda de sustentabilidade. A iniciativa não apenas preserva o meio ambiente, mas também gera benefícios diretos para toda a sociedade.”, comenta Leandro de Abreu, CEO da empresa.
A Grand Prix Official Party é a primeira edição da festa oficial do GP São Paulo e também terá a emissão de carbono compensada pela empresa, além de reciclagem de resíduos gerados no evento.
A compensação será feita por meio de crédito de carbono, uma forma de diminuir ou neutralizar as emissões de gases do efeito estufa.
O maior vencedor de Interlagos é o alemão Michael Schumacher, com quatro títulos, dois pela Benetton (1994 e 1995) e dois pela Ferrari (2000 e 2002). Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna e Felipe Massa são os brasileiros que já venceram duas vezes no autódromo.
A volta mais rápida registrada em Interlagos pertence a Valtteri Bottas. Em 2018, o finlandês fez no tempo de 1min10s540 pela Mercedes.