A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Picos e contou com a participação de gestores, professores, alunos, familiares, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Município. A coordenadora do Defesa Civil na Escola, Valdite Leão, conta que o município de Picos foi o primeiro escolhido para receber o programa.
“Há pouco mais de um ano, nós estivemos aqui para plantar uma semente muito importante, de uma ação pioneira no Estado, um programa de educação para a redução do risco. Esse projeto significa educar a nossa juventude para uma cultura prevencionista, para estar apta a enfrentar desafios, a enfrentar crises. Essa experiência passou por um processo de treinamento dos professores, depois tivemos a capacitação dos alunos, entregamos kits e materiais, e hoje nós chegamos ao momento solene da formatura e entrega de coletes a estes que formam o corpo mirim da Defesa Civil dentro das escolas”, diz Valdite Leão.
Para Heitor de Sousa, aluno do 7° ano e participante do Programa, os conhecimentos adquiridos são essenciais para o ambiente em que vive. “É um projeto novo para o nordeste e é muito importante, porque na nossa região tem queimadas e também enchentes, então é muito gratificante estar recebendo esse colete de agente mirim. A expectativa é muito boa”, conta.
Josuete Moura, professora do sétimo ano do Instituto Monsenhor Hipólito, fala que os alunos trabalharam no Programa com muito entusiasmo. “Hoje, eles sabem reconhecer um local de perigo, um local em que pode acontecer um desmoronamento. Eles fizeram, por exemplo, uma estação meteorológica, onde se conscientizaram da importância da Defesa Civil no caso de uma chuva forte. Eles trabalharam questões climáticas, sobre a dengue, prevenção e combate ao mosquito. Enfim, eu posso dizer que hoje eles estão preparados para uma adversidade, porque eles vão saber acionar a Defesa Civil, eles vão saber reconhecer o perigo e ir atrás da Defesa Civil. Eles ficaram fascinados, entusiasmados, trabalharam com muita vontade e alegria nesse projeto”, ressalta.
O Programa Defesa Civil na Escola é uma iniciativa pioneira e inédita no estado do Piauí, com características educacionais baseadas em uma metodologia de redução de risco, fortalecendo uma cultura preventiva baseada na autoproteção, no autocuidado e na segurança coletiva.
As próximas instituições a receberem a solenidade de formatura do Projeto será a Escola Municipal Lagoa do Sucuruju, em Pedro II, e a Escola de Tempo Integral Maria de Lourdes Assunção, em Piripiri.