A Ford está propositalmente atrasando US$ 12 milhões em investimentos destinados aos veículos elétricos da marca, inclusive na construção de uma segunda fábrica de baterias. A medida vem em resposta à diminuição da demanda pelos modelos e a prejuízos no setor dos eletrificados. A empresa deve mudar a estratégia e o CEO Jim Farley, inclusive, mencionou a Tesla como inspiração.
Investimentos e diminuição da demanda
Na reunião de resultados trimestrais da empresa na última quinta-feira (26), o CFO (diretor financeiro) John Lawler destacou que o atraso nos investimentos não é porque a Ford está recuando em relação aos veículos elétricos.
Junto do CEO Jim Farley, Lawler justificou que as vendas dos elétricos cresceram, mas que os consumidores não estão dispostos a pagar preços tão altos por eles em comparação com um modelo híbrido ou a combustão.
Esse cenário fez com que eles perdessem lucros e tivessem que reavaliar a estratégia da empresa. Isso porque, apesar de a Ford não sair no prejuízo absoluto, a receita vem principalmente dos modelos a combustão ou híbridos e do setor de serviços, como o Ford Pro.
Prejuízo da Ford
- Já no setor dos elétricos exclusivamente, a Ford saiu perdendo. A unidade Model, responsável pelos elétricos, teve um prejuízo de US$ 1,3 bilhão no terceiro trimestre deste ano.
- O número segue um prejuízo de US$ 1,08 bilhão no trimestre anterior, somando mais de US$ 2 bilhões de perdas seguidas.
- Para conseguir lucrar com os modelos, a Ford precisará reajustar custos para equiparar os valores dos elétricos com os carros a combustão, e voltar a ter demanda. De acordo com o site Tech Crunch, para isso, será necessária uma mudança estrutural na empresa.
- Farley afirmou no encontro que, agora, a prioridade máxima da marca é diminuir o custo dos elétricos para acompanhar o restante do mercado.
- Ainda, o cenário vem logo após uma greve de seis semanas dos trabalhadores das fábricas, que pode estar próxima de acabar.
Ford vs. Tesla
Durante a conferência, o CEO ainda mencionou a Tesla. O executivo afirmou que a concorrente “nos deu um grande presente com o foco no custo e no dimensionamento do Model Y”, se referindo ao padrão que a marca estabeleceu para o restante do mercado.
Para ele, a resposta da Ford a isso é buscar mudar os preços, não os recursos. A empresa já lançou uma alternativa mais barata para a picape F-150 Lightining, a F-150 Lightining Flash, para servir como opção mais acessível aos modelos mais avançados. Ainda, a companhia quer trabalhar em outros carros de segunda e terceira geração para atrair os consumidores, ao invés dos de primeira geração.
Um ótimo produto não é mais suficiente no negócio de veículos elétricos. Temos que ser totalmente competitivos em custos.
Jim Farley, CEO da Ford