A Secretaria da Segurança Pública do Piauí, por meio da Superintendência de Cidadania e Defesa Social (Sucid), realizou, na quinta-feira (24), a aula inaugural do curso de capacitação no enfrentamento à violência contra mulheres, voltado para membros das Forças de Segurança Pública do estado. O evento ocorre nos dias 24 e 25 de outubro, no auditório da Academia de Polícia Civil (Acadepol), na zona Sul de Teresina.
O curso tem como objetivo capacitar os profissionais da segurança com técnicas especializadas e conhecimento sobre os diversos tipos de violência contra mulheres, além de sensibilizá-los para as necessidades e vulnerabilidades das vítimas. A formação visa aprimorar o atendimento e a atuação dos agentes em ocorrências envolvendo violência doméstica e outras formas de agressão.
Durante o evento, a diretora da Acadepol, Annamelka Albuquerque, destacou a importância da iniciativa.
“Essa capacitação promove uma integração entre as forças de segurança, ajudando a garantir um atendimento mais qualificado e eficiente dentro da rede de apoio às vítimas de violência contra a mulher”, afirmou.
A superintendente de Cidadania e Defesa Social, tenente-coronel Elizete Lima, ressaltou que o curso será expandido para outros municípios do estado.
“Elaboramos o curso com muito cuidado para que ele atenda às necessidades da população. Ele está dividido em quatro módulos: sensibilização, legislação, conhecimento de protocolos e procedimentos. Ainda este ano, iremos levar essa capacitação para os municípios de Floriano e São Raimundo Nonato”, concluiu a superintendente.
O treinamento reflete o compromisso da Secretaria da Segurança em promover ações eficazes no combate à violência contra mulheres e fortalecer o atendimento à população em todo o estado.