terça-feira, julho 2, 2024
InícioGeralForça Aérea descobre drogas dentro de avião que partiu ao meio ao...

Força Aérea descobre drogas dentro de avião que partiu ao meio ao fazer pouso forçado

Um avião de pequeno porte que transportava cocaína foi interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB) e pela Polícia Federal (PF), na manhã desta terça-feira, 9.

Ao realizar um pouso forçado, em uma plantação de laranja em Santa Cruz do Rio Pardo, a aeronave partiu ao meio. Ao chegarem ao local, a FAB e a PF identificaram que havia drogas dentro do avião.

O piloto tentou fugir, mas logo foi identificado pelo helicóptero da PF.

Veja imagens do Distrito de Caporanga, em Santa Cruz do Rio Pardo, onde ocorreu a apreensão das drogas:

A FAB identificou a aeronave na fronteira do Paraguai com o Brasil, no Estado de Mato Grosso do Sul. A Força Aérea deslocou as aeronaves A-29 Super Tucano e o avião radar E-99 para dar suporte à ocorrência.

Aviões utilizados na operação desta terça-feira, 9
Modelos das aeronaves A-29 Super Tucano e Embraer E-99, respectivamente, usadas na operação | Foto: Montagem/Revista Oeste

O avião de modelo CESNA-182, que estava sem plano de voo, passou a ser monitorado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pela PF. A Força Aérea determinou o pouso obrigatório ainda no sul do país, em Londrina (PR).

Aeronave CESNA-182
Modelo do CESNA-182 que estava sendo utilizado para carregar a droga | Foto: Reprodução/Wikipedia

Segundo a FAB, os pilotos de defesa seguiram o protocolo de policiamento de espaço aéreo e começaram a interrogar o piloto que carregava a droga. A comunicação, no entanto, não foi correspondida. O avião clandestino forçou o pouso em uma plantação de laranja no interior de São Paulo, no distrito de Caporanga. O suspeito ainda tentou fugir, mas logo foi capturado pela PF.

Distância de Londrina até o Distrito de Caporanga
A distância percorrida pelo avião clandestino do momento em que foi interceptado pela FAB, no Paraná, até a queda, no interior de SP

Piloto de avião carregava 500 kg de pasta base para cocaína

Segundo o g1, a aeronave estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) suspenso e a matrícula clonada. Com o avião partido ao meio, foram encontrados 500 kg de pasta base para cocaína.

O suspeito foi levado de helicóptero pela PF até a sede da corporação em Marília, onde foi registrada a ocorrência.


Gabriel de Souza é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob supervisão de Edilson Salgueiro

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui