Eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste ao perder nos pênaltis para o Altos-PI, o Santa Cruz poderá terminar a temporada 2024 no próximo mês, em fevereiro. No pior ano da centenária história do clube, o Tricolor só terá pela frente o Campeonato Pernambucano.
Com estreia no Estadual marcada para a próxima quinta-feira (11), diante do Maguary, no Arruda, a equipe coral só tem garantidos mais nove jogos no calendário deste ano — a primeira fase do Pernambucano vai até a nona rodada e se encerra em 24 de fevereiro.
Para não ver encerrada a temporada, a equipe coral precisa ficar entre os seis primeiros para se classificar à segunda fase, que será disputada no início de março. Se chegar à final, o Santa Cruz terá um total de 14 jogos, com 2024 terminando no dia 6 de abril para o clube.
A principal missão da equipe será garantir a vaga na Série D do Brasileiro de 2025. Para isso, o time comandado pelo técnico Itamar Schülle precisará ficar pelo menos entre os quatro primeiros classificados no Estadual.
Com a eliminação diante do Altos-PI após abrir uma vantagem por 2 a 0 e permitir a reação do adversário, o Santa Cruz desperdiçou não apenas a chance de obter a premiação de aproximadamente R$ 1,2 milhão que é distribuída aos times da fase de grupos, como também um calendário que se estenderia até junho.
Emoção no Lindolfinho? Tivemos de sobra! E tudo terminou bem para o torcedor do @OficialAltos! Classificação histórica na noite desse domingo. 🟢⚪ pic.twitter.com/M6EtJqrbC4
— Copa do Nordeste (@CopaNordesteCBF) January 8, 2024
“A gente fica triste pelo resultado que tivemos, que tínhamos tudo para vencer. Mas decepcionado não, porque nossa equipe além de fazer 2 a 0 teve chance de fazer o terceiro, o quarto, criamos várias oportunidades de matar o jogo. Não foi por falta de criação, mas o futebol pune”, lamentou ao fim do jogo Schülle.
“O que temos que levar de lição disso é que nunca tem jogo ganho”, concluiu o treinador.
Eliminado, o Santa Cruz recebeu uma premiação “consolo” de aproximadamente R$ 126 mil.