Você acha que o Brasil tem condições de liderar uma nova era espacial na América Latina? Esforços neste sentido não faltam. Conforme noticiado pelo Olhar Digital, os planos incluem uma startup pública para cuidar de tecnologias e eventuais lançamentos de satélites e foguetes – a Alada.
De acordo com um comunicado da Câmara dos Deputados, os processos já estão em andamento, com a tramitação do Projeto de Lei 3819/24, de autoria do Poder Executivo, para a criação dessa empresa estatal, que também deve atuar na gestão da Base de Alcântara, no Maranhão.
A ideia seria transformar o local em uma referência para lançamentos espaciais – e não só do Brasil. Não há prazo para as análises da proposta, que ainda precisa passar pelo plenário da Câmara e pelo Senado.
Mas, afinal, que benefícios sociais, econômicos e tecnológicos o setor espacial pode trazer para o país? E o que está em jogo na criação da Alada? São muitas as perguntas sobre o tema, e o Olhar Espacial desta sexta-feira (25) pretende trazer todas as respostas.
Para isso, o programa desta noite recebe o ex-servidor de carreira da Agência Espacial Brasileira (AEB) Rui Botelho. Graduado em ciência da computação e mestre em mecatrônica, ele é autor do livro “Agência Espacial Brasileira: Um diagnóstico de gestão” e tem publicado constantemente em revistas e congressos nacionais e internacionais do setor espacial.
Membro-fundador da Aliança das Startups Espaciais Brasileiras (ASB), editor-chefe do blog e do canal do YouTube Brazilian Space e coautor do Podcast Espacial Brasileiro (PEB), ele também é professor do Programa das Especializações em Engenharia do SENAI/CIMATEC em Salvador, na Bahia.
Como assistir ao Programa Olhar Espacial
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter (X), LinkedIn e TikTok.