domingo, setembro 29, 2024
InícioCiência e tecnologiaFoguete da SpaceX explode depois de 23 lançamentos

Foguete da SpaceX explode depois de 23 lançamentos

Depois de quatro anos sem grandes incidentes, um lançamento de rotina da SpaceX terminou em explosão na madrugada desta quarta-feira, 28. O primeiro estágio do foguete Falcon 9, que havia lançado satélites para a órbita terrestre, explodiu depois de tentar pousar em uma balsa-drone no Oceano Atlântico.

A SpaceX, pioneira na recuperação de estágios de foguetes orbitais, viu seu propulsor 1062 falhar depois de um recorde de 23 lançamentos consecutivos sem falhas.

Durante a transmissão ao vivo, as imagens mostraram a aproximação do foguete, o toque na balsa e o início de um incêndio na seção dos motores. Segundos depois, o foguete tombou e explodiu. A SpaceX confirmou a destruição do propulsor em uma publicação no Twitter/X.

“Depois de uma subida bem-sucedida, o primeiro estágio do Falcon 9 tombou depois do pouso na embarcação-drone A Shortfall of Gravitas”, afirmou a empresa. “As equipes estão avaliando os dados de voo e o status do propulsor. Este foi o 23º lançamento do propulsor.”

Incidente encerra sequência de 267 pousos bem-sucedidos da SpaceX

A sequência de 267 pousos bem-sucedidos foi interrompida, levando a empresa a suspender o lançamento de uma segunda missão Starlink que estava programada para decolar da Califórnia.

Os estágios de propulsores do Falcon 9 foram projetados para se virar no ar, utilizando o combustível restante para desacelerar e retornar à Terra.

Essa tecnologia revolucionou a exploração espacial, reduzindo custos e permitindo avanços científicos, pois antes o equipamento era descartado após um único lançamento.

Curiosidades sobre o Falcon 9

O foguete Falcon 9, da SpaceX | Foto: Reprodução/Redes sociais
O foguete Falcon 9, da SpaceX | Foto: Reprodução/Redes sociais

O Falcon 9 marcou um capítulo decisivo na história da exploração espacial ao ser o primeiro veículo de lançamento orbital reutilizável do mundo. Desde seu primeiro voo, em 2010, o Falcon 9 se tornou uma referência no setor, impulsionando missões que vão desde o transporte de cargas e satélites até o envio de astronautas à Estação Espacial Internacional.

Com sua capacidade de pousar verticalmente depois do lançamento, o Falcon 9 reduziu significativamente os custos de missões espaciais. A reutilização do Falcon 9 foi uma inovação que cumpriu a visão de Elon Musk de tornar o espaço mais acessível e sustentável.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui