Nesta quinta-feira (6), às 9h50 da manhã (pelo horário de Brasília), aconteceu o lançamento do quarto voo de teste do megafoguete Starship, da SpaceX.
O complexo veicular de 120 metros de altura formado pelo propulsor Super Heavy e a espaçonave Starship, que dá nome ao conjunto, decolou da Starbase, instalação de lançamento da SpaceX em Boca Chica, sul do Texas.
Todo o processo foi transmitido ao vivo junto pelo Olhar Digital, em todas as plataformas (no site, YouTube, Facebook, Instagram, Twitter (X), LinkedIn e TikTok), a partir das 9h. A SpaceX anunciou uma janela de 120 minutos para lançar a missão, de modo que a Starship poderia decolar a qualquer momento entre 9h e 11h.
O primeiro estágio do foguete é alimentado por 33 motores Raptor, e o estágio superior Starship por seis. Segundo a SpaceX, o veículo foi projetado para ser totalmente reutilizável e voar para destinos como a Lua, Marte ou além.
A NASA escolheu a Starship para pousar os astronautas da missão Artemis 3 na Lua no final de 2026. Mas, antes que isso aconteça, o megafoguete precisava chegar ao espaço e provar que pode reentrar com segurança. É disso que se tratou o voo nº4 – e a SpaceX foi bem sucedida neste sentido.
“O quarto teste de voo muda nosso foco de alcançar a órbita para demonstrar a capacidade de retornar e reutilizar Starship e Super Heavy”, disse a SpaceX na descrição da missão, antes do lançamento. O veículo foi lançado em três voos de teste, até agora, com os dois primeiros não conseguindo chegar ao espaço. Embora o terceiro tenha atingido o feito, os estágios Starship e Super Heavy utilizados naquela ocasião se separaram ao voltar para a Terra.
O quarto voo da Starship foi programado para durar pouco mais de uma hora. O trajeto é semelhante ao do terceiro voo, feito em 14 de março, que visava uma missão de 65 minutos desde o lançamento até o mergulho da Starship no Oceano Índico.
“Esta trajetória de voo não requer uma queima de deórbita para reentrada, aumentando a segurança pública enquanto ainda fornece a oportunidade de cumprir nosso objetivo principal de uma reentrada controlada da Starship”, explicou a SpaceX.
O propulsor Super Heavy voou por quase sete minutos, fazendo um “pouso” controlado e suave nas águas do Golfo do México, às 9h58.
Cerca de 45 minutos depois da decolagem, o segundo estágio começou a reentrar na atmosfera da Terra para um pouso suave no Oceano Pacífico.