A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina retomou a reforma de adequação estrutural de leitos de UTI e ampliação de mais cinco leitos desse tipo no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A obra está em pleno andamento e já se encontra na segunda etapa. Com a conclusão, o HUT passará a contar com 40 leitos de UTI, ampliando a capacidade de atendimento a pacientes em estado grave que necessitam de cuidados intensivos.
Na primeira etapa, já concluída, foi realizada a transferência do repouso dos servidores para o segundo andar, onde novas acomodações foram projetadas para oferecer mais espaço e privacidade. , com a instalação da área administrativa e a construção de uma nova caixa de máquina para as UTIs. Por fim, a terceira etapa transformará o espaço atual destinado à administração em um novo setor de UTIs, garantindo a integração de todos os leitos da unidade.
A reforma do HUT está sendo executada em três etapas por ser uma unidade de saúde de urgência e emergência com atendimentos 24 horas. O investimento total da reforma é de R$ 3.868.032,95, com recursos do Ministério da Saúde. “Essa ampliação de leitos de UTI é um grande avanço para a capacidade de atendimento da unidade, que é referência em alta complexidade”, destaca Aranucha Brito, diretora geral do HUT.
O presidente da FMS, Charles Silveira, explicou a importância estratégica do projeto. “A ocupação de leitos de UTI é uma demanda crescente e dinâmica, que exige planejamento constante. Com mais leitos, conseguiremos atender um número maior de pacientes em estado crítico, salvando vidas e proporcionando um cuidado mais ágil e eficiente.”