A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina aderiu ao programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Ministério da Saúde, para agilizar exames e consultas especializadas. Inicialmente, serão atendidas cinco especialidades: cardiologia, otorrinolaringologia, ortopedia, oncologia e oftalmologia.
Até o momento, a FMS já criou um sistema adaptado a esse novo programa e, a partir de agora, os profissionais da Atenção Básica e Especializada passarão por capacitações.
O presidente da FMS, Charles Silveira, destaca que o objetivo é garantir que o atendimento especializado aconteça em até 30 ou 60 dias após a primeira consulta. “Esse prazo inclui consultas, exames e o encaminhamento necessário para o paciente: ou ser referenciado para Atenção Básica ou para procedimentos cirúrgicos, reduzindo a burocracia e o tempo de espera”.
A gerente de regulação ambulatorial da FMS, Lílian Luz, explica que o programa envolverá unidades de saúde da rede municipal, estadual, federal e credenciada ao SUS e que já foi elaborado um plano de ação regional, aprovado nas instâncias competentes e encaminhado ao Ministério da Saúde, para publicação por meio de portaria.
Ela ressalta que nem todos os pacientes terão perfil para ingressar no programa, por isso, os profissionais de saúde estão sendo capacitados para seguir os protocolos corretamente. “Além disso, todo o processo será monitorado e auditado para garantir o faturamento e o recebimento dos recursos federais. O Governo Federal adotou uma tabela diferenciada de pagamento, oferecendo um incentivo financeiro para os procedimentos realizados dentro das diretrizes do programa”, finaliza Lílian.
A gerente de regulação hospitalar da FMS, Luciane Formiga, acrescenta que dentro desse programa, Teresina também aderiu ao Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF), incorporado ao PMAE, com a finalidade de agilizar as cirurgias eletivas dos pacientes já atendidos ambulatorialmente, e cadastrados em fila de espera para os procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade.