sábado, novembro 23, 2024
InícioEsporteFluminense x Manchester City: árbitro já teve que explicar evento com extrema-direita

Fluminense x Manchester City: árbitro já teve que explicar evento com extrema-direita

Árbitro da semifinal entre Fluminense e Al Ahly, o polonês Szymon Marciniak também foi convocado pela Fifa para apitar a grande final do Mundial de Clubes entre o Tricolor carioca e o Manchester City.

A partida será nesta sexta-feira (22), às 15h (de Brasília), no King Abdullah International Stadium, em Jeddah, na Arábia Saudita.

Marciniak é considerado um dos árbitros mais prestigiados do mundo. Ele, inclusive, esteve nas duas finais mais importantes do futebol: da Copa do Mundo de 2022 e da Champions League 2022-23, vencidas por Argentina e Manchester City, respectivamente.

No entanto, ele quase foi excluído de última hora de decisão da Champions League por uma questão estritamente política. Na época, Marciniak chegou a se desculpar por participar de um evento associado a um movimento de extrema-direita.

A Uefa investigou a presença e a palestra que o árbitro deu num evento organizado por Sławomir Mentzen, líder do partido da Confederação, cujo slogan político se posiciona “contra judeus, homossexuais, aborto, taxação e a União Europeia”.

Na ocasião, a Uefa soltou uma nota afirmando que “abomina os valores promovidos pelo grupo”, mas optou por manter o árbitro na decisão da Champions League após um pedido de desculpas e esclarecimento de um órgão antidiscriminação.

“Quero expressar minhas mais profundas desculpas por meu envolvimento e qualquer tormento ou dano que possa ter causado”, disse Marciniak em um comunicado.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui