Fluminense e Manchester City vão decidir o Mundial de Clubes da Fifa, na sexta-feira (22), às 15h (de Brasília), no Estádio King Abdullah, em Jeddah, na Arábia Saudita. O confronto será o primeiro entre as duas equipes, mas o quinto entre Brasil e Inglaterra no torneio.
Em outras quatro ocasiões, brasileiro e ingleses decidiram o título mais importante entre clubes do planeta. Pelo Brasil, São Paulo, Corinthians, Flamengo e Palmeiras representaram o país, enquanto pelos ingleses apenas Chelsea e Liverpool fizeram a decisão contra os brasileiros. Cada país ficou com duas taças.
O São Paulo foi o primeiro a ganhar a final deste formato de Mundial contra um time inglês. Em 2005, o Tricolor paulista bateu o Liverpool por 1 a 0, ficando com a taça. Sete anos depois, em 2012, foi a vez do Corinthians vencer por 1 a 0, mas o Chelsea. Foi o último time da América do Sul a ficar com a taça.
A vingança de Liverpool e Chelsea veio anos depois. Primeiro com o Reds, que em 2019 venceram o Flamengo, pelo mesmo placar de 1 a 0, com gol do brasileiro Roberto Firmino, na prorrogação. Os Blues ficaram com a taça dois anos depois, em 2021, contra o Palmeiras, ao vencer por 2 a 1, também na prorrogação, o gol da vitória.
No antigo formato do Mundial, chamado de Copa Intercontinental, com apenas um jogo entre sul-americanos e europeus, mais uma vez um título para cada lado. Em 1981, o Flamengo atropelou o Liverpool por 3 a 0 e sagrou-se campeão. Em 1999 foi a vez do Palmeiras enfrentar o Manchester United e ser derrotado por 1 a 0.