sábado, outubro 5, 2024
InícioEsporteFluminense tem Mundial? Entenda polêmica do título da Copa Rio de 1952

Fluminense tem Mundial? Entenda polêmica do título da Copa Rio de 1952

Ao entrar em campo nesta sexta-feira (22), diante do Manchester City-ING, às 15h (de Brasília), no Estádio King Abdullah, em Jeddah, na Arábia Saudita, o Fluminense vai estar em busca do seu bicampeonato mundial. Pelo menos esta é a conta que o clube faz e a taça exposta na Laranjeiras demonstra.

Antes de estar nesta final do Mundial de Clubes, o Fluminense já se considerava campeão do mundo em 1952. Naquele ano, o Tricolor venceu a Copa Rio, que para eles – e para o Palmeiras, campeão de 1951 – devem ser considerados como pioneiros da Copa do Mundo de Clubes.

O Fluminense, inclusive, lembra que dirigentes da Fifa estavam presentes para a disputa do torneio que ficou com o Tricolor. Na sede das Laranjeiras, está pintado nas arquibancadas, os dizeres de “Campeão Mundial de 1952”.

“Foi um torneio internacional entre os maiores clubes da América do Sul e da Europa à época. As duas edições ocorreram propositadamente logo após a Copa do Mundo de 1950. A Fifa estimulou a competição, e ela foi um torneio para tudo o que passamos a ver depois, inclusive a Champions League, até porque a Uefa nem existia no início dos anos 1950”, afirma Dhaniel Cohen, pesquisador e responsável pelo Flu-Memória.

Na Arábia Saudita para a disputa do Mundial de Clubes, o Fluminense também quer aproveitar para convencer a Fifa em chancelar sua importante conquista. Em 2021, a diretoria enviou um dossiê para a entidade e para a Conmebol solicitando a homologação do título. O documento teve apoio da CBF.

Na argumentação do Fluminense, o dossiê afirma que a Fifa chancelou um torneio “de moldes mundiais”. Porém, o torneio recebeu o nome de Copa Rio, assim como em 1951, porque a Prefeitura do Rio bancou a hospedagem e logística das delegações. Muitas vieram de navio da Europa.

O Fluminense também se baseia na decisão de 2017 da entidade máxima do futebol. Naquele ano, as chamadas Copa Intercontinentais – que se enfrentavam campeão da América do Sul e campeão da Europa, desde a década 60 – foram consideradas pela Fifa como torneio mundial de clubes.

Até hoje, o Fluminense não recebeu uma resposta da Fifa, nem o Palmeiras. Porém, como o Tricolor decide nesta sexta o torneio organizado pela entidade, a ideia em eventual conquista é cravar: Fluminense bicampeão do mundo de clubes.

A princípio, a Fifa tem a intenção de unificar competições como a Copa Rio. Para muitos, uma conquista do Flu diante do City pode acelerar esse processo.

Naquele ano, o Fluminense conquistou o torneio após passar pela fase de grupos, semifinal e vencer o Corinthians, em dois jogos, na grande decisão. A competição reuniu times de peso da América do Sul e da Europa.

Do Brasil, Fluminense e o Corinthians, representaram o país, por serem campeões estaduais. O Peñarol representou o Uruguai. A Seleção Uruguaia era a atual campeã do mundo em 1950, em pleno Maracanã, contra o Brasil.

O Libertad esteve como líder do Campeonato do Paraguaio naquele ano. Da Europa, vieram o Sporting de Lisboa, campeão de Portugal, o Grasshopper, campeão suíço. Também participaram da competição o Áustria Viena, campeão austríaco, e o Saarbrucken, vice-campeão alemão.

 

O campeão argentino Racing e a campeã italiana Juventus foram convidados, mas não participaram por problemas de datas. Na fase de grupos, o Flu venceu o Grasshopper e Peñarol, empatando com o Sporting.

Na semifinal, duas vitórias sobre o Áustria Viena. Na grande decisão, contra o Corinthians, 2 a 0 no primeiro jogo e empate por 2 a 2 no seguinte.

O Fluminense jogava com: Castilho; Píndaro e Pinheiro; Jair, Edson e Bigode; Telê, Didi, Marinho, Orlando Pingo de Ouro e Quincas.

Time do Fluminense campeão da Copa Rio de 1952
Time do Fluminense campeão da Copa Rio de 1952 / Divulgação
  • Fluminense 0x0 Sporting-POR
  • Fluminense 3×0 Peñarol-URU

  • Fluminense 1×0 Áustria Viena
    Fluminense 5×2 Áustria Viena

  • Fluminense 2×0 Corinthians
    Fluminense 0x0 Corinthians

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui