No Maracanã, o Fluminense venceu o rival Vasco por 2 a 1, neste sábado, pela terceira rodada do Brasileirão, e voltou a ganhar um clássico após mais de um ano (e 13 jogos) — o último tinha sido no título do Cariocão de 2023, sobre o Flamengo.
Foi, também, a primeira vitória tricolor na atual edição do Campeonato Brasileiro, após empatar com o Red Bull Bragantino e perder para o Bahia.
O placar foi aberto logo aos 10 minutos, com Paulo Henrique Ganso aproveitando, de cabeça, cruzamento milimétrico de Marcelo. A etapa inicial ainda foi marcada por uma reclamação de pênalti por parte do Vasco.
Logo no começo da etapa final, aos 7 minutos, o Fluminense marcou o segundo, com Martinelli concluindo uma bela trama ofensiva iniciada por ele mesmo.
Mas a tranquilidade durou pouco, já que Vegetti, de cabeça, descontou para o Vasco dois minutos depois, aproveitando assistência do estreante Hugo Moura. A partir daí, o Vasco empilhou chances, mas não soube ser eficiente.
O Fluminense chega a 4 pontos e assume, provisoriamente, a oitava posição, enquanto o Vasco é o 13º, mas pode perder posições no decorrer da terceira rodada.
O Cruzmaltino agora só volta a jogar no próximo sábado (27), contra o Criciúma, em São Januário, pela quarta rodada do Brasileirão.
O Tricolor tem duelo pela Libertadores contra o Cerro Porteño, quinta-feira (25), no Paraguai.
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Felipe Melo (Antônio Carlos), Manoel e Marcelo; André, Martinelli e PH Ganso (Lima); Arias, Marquinhos (Douglas Costa) e Cano (John Kennedy). Técnico: Fernando Diniz.
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, Léo e Lucas Piton; Mateus Carvalho (Hugo Moura), Sforza (Zé Gabriel) e Galdames (Erick Marcus); Rossi (Rayan), David (Clayton) e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.
Gols: PH Ganso (10’/1ºT) e Martinelli (7’/2ºT), do Fluminense; Vegetti (10’/2ºT), do Vasco.
Cartão amarelo: Felipe Melo, PH Ganso, André e Lima (FLU); Galdames Mateus Carvalho, Vegetti, Hugo Moura e Zé Gabriel (VAS).
Cartão vermelho: Não houve.
Renda e público: R$ 1.443.877,50 / 23.123 pagantes / 25.842 presentes.
Motivo: Jogo da 3ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Local: Maracanã, Rio de Janeiro.
Data e hora: 20 de abril de 2024, às 16h (de Brasília).
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO).
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Leone Carvalho Rocha (GO).
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (Fifa/PR).