O Fluminense pode fazer o Brasil se aproximar cada vez mais do topo de conquistas no futebol mundial. Em caso de título da Recopa Sul-Americana, diante da LDU-EQU, o país chegará a 69 títulos na história.
Atualmente, segundo levantamento do site Torcedores.com, o Brasil é o terceiro colocado no ranking geral com 68 taças. A Espanha, principalmente por Real Madrid e Barcelona, são os melhores ranqueados com 79 conquistas.
A Argentina aparece logo atrás com 75 títulos. Se depender do momento que o futebol argentino vive, a tendência é que o Brasil ultrapasse logo os clubes do país vizinho. Em dois anos, o futebol brasileiro pode ultrapassar os hermanos.
As 68 conquistas do Brasil foram com 14 clubes diferentes. O São Paulo é o maior campeão brasileiro de títulos internacionais, com 12, seguido pelo Santos, com oito, e por Internacional, Cruzeiro e Flamengo, empatados com sete títulos cada.
O Fluminense soma um título, que foi a Copa Libertadores do ano passado. Se faturar a Recopa, será a segunda conquista internacional. Em dezembro, o Flu perdeu o Mundial de Clubes da Fifa para o Manchester CIty-ING.
Fluminense e LDU medem forças nesta quinta-feira (29), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. Para ser campeão, o Tricolor precisa vencer por dois ou mais gols de diferença. A LDU joga por vitória simples ou empate.
Se o Flu devolver a diferença de um gol em Quito, a partida vai para prorrogação e, persistindo a vantagem, para a disputa de pênaltis.