Na noite desta quinta-feira (16), o Fluminense venceu o Cerro Porteño-PAR por 2 a 1 e garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores. No Maracanã, o Flu saiu na frente com um golaço de Marcelo, mas viu os paraguaios empatarem com Wilder Viera. Na segunda etapa, Ganso marcou o gol da vitória tricolor.
Com o resultado positivo, o time de Fernando Diniz chegou aos 11 pontos e se garantiu na próxima fase do torneio continental. Já o Cerro terá que brigar pela segunda vaga do Grupo A na última rodada. Os paraguaio estão em segundo, com 5 pontos, seguidos de Colo-Colo-CHI, também com 5, e Alianza Lima-PER, com 4.
Veterano e campeão de quase tudo que disputou, Marcelo enfim encontrou as redes disputando uma Copa Libertadores. No ano passado, ele foi um dos grandes nomes para a taça tricolor. Entretanto, faltava o seu gol.
E ele veio de forma espetacular. Com toda a qualidade costumeira, o camisa 12 limpou a defesa e ajeitou para a perna direita. Do jeito que gosta de fazer. Bola inapelável para o goleiro Jean, do Cerro.
Mas já?
A fase ruim do Fluminense parece que não tem fim. Nem deu tempo da torcida saborear a vantagem e o lindo gol de Marcelo. Quatro minutos depois, Piris da Motta ganhou disputa com Alexsander e cruzou para Viera igualar o duelo.
Os tricolores reclamaram muito do lance que originou o gol, de uma eventual falta em Alexsander, mas o árbitro nada marcou e confirmou o empate.
Salvo pelo VAR
O Fluminense parou após o gol sofrido. Em um contra-ataque, a equipe paraguaia teve chance de virar, mas o Flu salvou o Cerro. Em seguida, não foi possível impedir. Churín aproveitou passe de Domínguez para marcar.
Entretanto, o árbitro de vídeo entrou em ação e traçou as linhas de impedimento, que confirmaram o atacante paraguaio em posição irregular, salvando o que seria uma virada catastrófica no Maracanã.
Flu em baixa rotação
Fernando Diniz segue com um grande problema para resolver na sua equipe. Se antes o Fluminense era um time que sabia o que fazer com ou sem a bola, agora a equipe parece estar totalmente sem foco no que deve fazer.
Nos 25 minutos iniciais da etapa final, o Tricolor carioca tentou rondar a área do Cerro Porteño, mas além da dificuldade de criar, possuía também problemas na hora de finalizar. O goleiro brasileiro Jean abusou da cera, o que irritou mais a torcida.
Expulsão muda o jogo
Enfim a sorte também sorriu para o Fluminense. Baéz cometeu falta e recebeu o segundo amarelo, deixando o Cerro com um a menos, aos 26 minutos do segundo tempo. Um minuto depois, saiu o grito entalado.
De tanto insistir nas jogadas pelas pontas e nos cruzamentos,. Guga acertou com precisão na cabeça de Ganso, que só teve o trabalho de mandar para o chão e ver a bola morrer no fundo do gol.
O Fluminense volta a entrar em campo apenas na quarta-feira da próxima semana, 22, quando recebe o Sampaio Corrêa, pela terceira fase da Copa do Brasil. Vale lembrar que a rodada do fim de semana do Brasileirão foi suspensa, então a partida diante do Juventude, que aconteceria no domingo, não vai mais acontecer. Os paraguaios jogam normalmente no domingo. O Cerro enfrenta o Sol de América, no estádio Luis Alfonso Giagni, pelo Campeonato Paraguaio.
Na Libertadores, as equipes voltam a jogar só no final do mês, no dia 29. O Flu recebe o Alianza Lima, enquanto o Cerro enfrenta o Colo-Colo em casa.
(Mais informações em instantes)