O Fluminense agiu rápido e conseguiu convencer o meia-atacante Douglas Costa a fechar com a equipe para 2024. O jogador, que foi alvo do Cruzeiro, estava acertado com o Samsunspor-TUR, e chegou a viajar para assinar contrato. Contudo, o departamento de futebol tricolor agiu rápido pelo negócio.
Ele está por exames médicos para ser anunciado. Douglas Costa chega ao Fluminense com vínculo até o meio de 2025, com chance de renovação, dependendo de metas. Além disso, o vínculo também propões bônus. O meia precisa estar em pelo menos 60% dos jogos em campo para ter uma renovação automática de mais uma temporada. Fernando Diniz foi o principal fator no negócio.
O técnico, juntamente com Fred, atual diretor de planejamento esportivo, falaram com o jogador e seu empresário sobre a proposta, que foi aceita. Fernando Diniz explicou exatamente para o atleta qual seria sua participação no elenco, que agradou. A ideia de morar no Rio de Janeiro também atraiu o jogador. O interesse do Flu pelo jogador foi publicado pelo jornalista Juliano Britto, e confirmado pela Itatiaia.
Douglas é visto como a oportunidade de mercado que o Fluminense tanto busca. Antes dele, o clube negociou com Luiz Henrique, do Real Betis-ESP, mas os valores não agradaram. Léo Chú foi outro ponta buscado pela diretoria, mas o Seattle Sounders-EUA também negou a proposta.
Livre no mercado, o Fluminense encontrou a brecha para contratar o jogador e seu nome foi levantado no clube nos últimos dias. Porém, o Tricolor correu contra o tempo ao saber que ele estava encaminhado com o futebol turco. Assim, ele desistiu do negócio por lá. Fontes no departamento de futebol confirmam que os salários do jogador estão dentro do teto Tricolor.
Vale lembrar que o Fluminense contratou nesta janela o zagueiro Antônio Carlos, os meias Gabriel Pires e Renato Augusto, além do uruguaio David Terans, ainda não anunciado. Destes, apenas o defensor e Terans chegam ao clube com pagamento pelos direitos econômicos. Ao todo, em contratações, o Flu gastou cerca de R$19 milhões.
Douglas Costa buscou, nos últimos dias, informações sobre a estrutura de trabalho do Cruzeiro, da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e do técnico argentino Nicolás Larcamón.
Segundo apurou o Itatiaia, o ponta esteve em contato com jogadores do elenco do Cruzeiro durante a última semana. No entanto, as tratativas não avançaram e Douglas Costa não vestirá a camisa celeste.
Ao longo da carreira, Douglas atuou com pelo menos três jogadores que integram o grupo celeste (Lucas Silva, Fernando Henrique e Wesley Gasolina) e tem relação com vários outros. Além disso, o atleta tem ligação direta com Ronaldo, sócio majoritário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) cruzeirense.