domingo, novembro 24, 2024
InícioPolíticaFlávio Dino determina mais transparência

Flávio Dino determina mais transparência

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta quinta-feira, 1°, que as emendas parlamentares individuais, chamadas pela imprensa de “emendas Pix”, têm de ter mais transparência.

Conforme o juiz do STF, elas devem atender aos requisitos constitucionais da transparência e da rastreabilidade, além de serem fiscalizadas pelo Tribunal de Contas da União e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Palácio do Congresso Nacional em Brasília
Palácio do Congresso Nacional | Foto: Divulgação/Agência Senado/Roque de Sá

A determinação vale inclusive para transferências realizadas antes da decisão do ministro, que será submetida ao plenário da Corte.

Dino determinou ainda que o Executivo somente poderá liberar esses recursos depois de os parlamentares inserirem na plataforma Transferegov.br informações referentes às transferências, como plano de trabalho, a estimativa de recursos para a execução e o prazo da execução, bem como a classificação orçamentária da despesa.

O que são as “emendas Pix”

Congresso emendas recorde
Dino determinou que o Executivo somente poderá liberar esses recursos depois de os parlamentares inserirem na plataforma Transferegov.br | Foto: Divulgação/Agência Brasil

De acordo com a Resolução 1/06 do Congresso Nacional, cada parlamentar pode apresentar até 25 emendas individuais, no valor total definido pelo parecer preliminar do relator.

Há também regras específicas sobre a apresentação dessas emendas, como, por exemplo, identificar entidade beneficiária que receberá os recursos, com endereço e nome dos responsáveis pela sua direção, bem como as metas que essa entidade deverá cumprir.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui