O Flamengo é a marca mais valiosa do futebol brasileiro. É o que diz uma pesquisa realizada pela Sports Value, que realizou um Brand Valuation das 30 marcas mais valiosas do futebol no país.
Segundo o estudo, a marca Flamengo equivale a R$ 1,9 bilhão. O Palmeiras vem na sequência com R$ 1,2 bilhão e Corinthians com com R$ 1,1 bilhão em terceiro colocado.
Para chegar aos valores, os critérios usados pelo estudo foram:
- Potencial esportivo: análise de quanto o clube investe em jogadores e no departamento de futebol. Time principal, categorias de base, contratações, salários de jogadores, e comissão técnica.
- Flamengo – R$ 1,9 bilhão
- Palmeiras – R$ 1,2 bilhão
- Corinthians – R$ 1,1 bilhão
- São Paulo – R$ 690 milhões
- Atlético-MG – R$ 536 milhões
- Internacional – R$ 422 milhões
- Santos – R$ 395 milhões
- Fluminense – R$ 382 milhões
- Athletico-PR – R$ 361 milhões
- Grêmio – R$ 337 milhões
- Fortaleza – R$ 287 milhões
- Red Bull Bragantino – R$ 237 milhões
- Botafogo – R$ 185 milhões
- Ceará – R$ 155 milhões
- Cruzeiro – R$ 149 milhões
- Coritiba – R$ 136 milhões
- América-MG – 135 milhões
- Vasco da Gama – R$ 113 milhões
- Goiás – R$ 99 milhões
- Bahia – R$ 90 milhões
- Cuiabá – R$ 83 milhões
- Atlético-GO – R$ 75 milhões
- Sport – R$ 57 milhões
- Juventude – R$ 54 milhões
- Avaí – R$ 53 milhões
- Guarani – R$ 17 milhões
- Ponte Preta – R$ 13 milhões
- Portuguesa-SP – R$ 9 milhões
- Náutico – R$ 9 milhões
- Santa Cruz – R$ 7 milhões