Anunciado como diretor técnico do Flamengo pela nova diretoria, José Boto terá como uma das primeiras decisões no clube o futuro de David Luiz.
O experiente zagueiro, que já trabalhou com o executivo português no Benfica, tem contrato até 31 de dezembro e a permanência no Ninho do Urubu é incerta neste momento.
José Boto e David Luiz chegaram ao Benfica em julho de 2007. Na época, o português era observador técnico, tornando-se chefe do departamento de scout dos Encarnados nos anos seguintes.
O zagueiro brasileiro, por sua vez, foi contratado junto ao Vitória. Campeão da Liga Portuguesa, em 2009/10, e da Taça da Liga, em 2008/09 e 2009/10, David Luiz defendeu o clube até 2011.
Contratado pelo Flamengo em 2022, David Luiz fez 36 jogos em 2024, sendo titular 28 vezes. Atualmente, o camisa 23 é a quarta opção para Filipe Luís na defesa, atrás de Léo Ortiz, Léo Pereira e Fabrício Bruno.
David Luiz, contudo, tem um salário considerado alto. José Boto, junto de Filipe Luís e a direção, avaliam se oferecem um novo contrato ao defensor com um reajuste salarial. O atleta está de férias desde o fim da temporada.
Há outro jogador do Flamengo com contrato se encerrando em 31 de dezembro: Gabriel Barbosa. O atacante já anunciou sua saída do clube e deve ser anunciado pelo Cruzeiro em breve.
O clube também passou por período eleitoral e com Luiz Eduardo Baptista, o Bap, na presidência, o Rubro-Negro terá José Boto como diretor técnico.