Após reunião determinante na quinta-feira (18), o Flamengo acertou as últimas pendências com Roma e Sassuolo, da Itália, e Matías Vinã será o novo reforço rubro-negro para 2024. A contratação do lateral-esquerdo é um pedido da comissão técnica de Tite e custará ao clube 8 milhões de euros (cerca de R$ 42 milhões na cotação atual).
A negociação por Viña, que está emprestado pela Roma ao Sassuolo, já dura semanas. Inicialmente, a oferta do Flamengo de 6 milhões de euros não foi aceita, mas as partes chegaram a um acordo. As presenças de Marcos Braz e Bruno Spindel na Europa, onde reuniram-se com Tiago Pinto, diretor da Roma, serviram para as partes encontrarem um meio-termo.
Os valores da negociação foram inicialmente informados pela Sky Sports Italia. Matías Viña, de 26 anos, assinará com o Flamengo contrato até dezembro de 2028.
Agora, Matías Viña é aguardado no Rio de Janeiro para reforçar o elenco do Flamengo. Vale destacar que o atleta está lesionado e não entra em campo desde dezembro, pelo Sassuolo. A chegada atende um pedido de Tite, que agora terá um nome para disputar a posição com Ayrton Lucas.
Viña é formado nas divisões de base do Nacional e teve passagem vitoriosa pelo Palmeiras entre janeiro de 2020 e agosto de 2021 com dois títulos da Libertadores, uma Copa do Brasil e um Paulista, antes de ser comprado pela Roma por 13 milhões de euros.
Em janeiro de 2023, o uruguaio foi emprestado ao Bornemouth, da Inglaterra. Foram apenas seis meses no futebol inglês até um novo empréstimo. Desta vez para o Sassuolo, da Série A italiana, onde disputou 16 partidas.
Viña é presença certa nas convocações da seleção do Uruguai. O lateral-esquerdo é convocado para a Celeste de forma regular desde 2019 e disputou a última Copa do Mundo. No Ninho do Urubu, terá a companhia dos compatriotas Varela, Nico De La Cruz e Arrascaeta.