As vendas financiadas de veículos tiveram um crescimento expressivo em fevereiro deste ano. Segundo dados da Bolsa Valores de São Paulo (B3), foram 525 mil unidades, entre carros novos e usados, o que representa uma alta de 30,7% na comparação com o mesmo período de 2023.
Leia mais
Aumento nas vendas de veículos financiados
Já em relação ao mês de janeiro deste ano, o número, que inclui automóveis leves, motos e pesados em todo o país, teve queda de 6,6%.
Ainda de acordo com os dados da Bolsa Valores de São Paulo, no segmento de autos leves, a alta foi 26,2% ante fevereiro de 2023. Comparado a janeiro, houve queda de 10,5%.
O financiamento de veículos pesados, por sua vez, teve alta de 24,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior e de 6,1% em relação a janeiro. E o de motos no mês foi 45,8% maior do que em fevereiro de 2023 e 3,2% maior do que em janeiro.
No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos somaram um milhão de unidades. O número representa uma alta de 28,8% em relação ao mesmo período de 2023, o que equivale a cerca de 243 mil unidades a mais. Além disso, essa é a melhor marca para os dois primeiros meses do ano desde 2012.
Setor mostra sinais de aquecimento
- Segundo especialistas, os resultados apontam para a continuidade da recuperação do setor que já havia sido verificada no segundo semestre de 2023.
- A queda em comparação ao mês anterior não preocupa e pode ser explicada pelo grande número de feriados, uma vez que a média de veículos financiados em fevereiro por dia útil é maior do que em janeiro.
- A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.
- As informações são da Agência Brasil.