Baseada no mangá de Hitoshi Iwaaki, Parasyte: The Grey é uma série da Netflix que foi muito bem recebida pela crítica. Em um mundo distópico, formas de vida alienígenas chegam a terra e passam a invadir corpos humanos, assumindo controle sobre eles.
Su-In (Jeon So-nee), após ser atacada a caminho de casa por um homem agressivo, é infectada por um parasita que a salva, mas não consegue o controle sobre o cérebro de Su-In. As duas agora terão que coabitar o mesmo corpo enquanto tentam salvar o mundo desses parasitas que se alimentam de outros seres humanos. A série tem apenas seis episódios e acabou deixando algumas questões no ar em seus últimos momentos. Vamos explicar melhor o que aconteceu no final de Parasyte: The Grey.
Final explicado de Parasyte: The Grey
No último episódio da série, Su-In e Kang-woo (Koo Kyo-hwan) têm uma revelação sobre os verdadeiros intentos do Pastor após este organizar um massacre contra sua própria espécie. Kang-woo percebe que um festival iminente trará o prefeito de Namcheon para a cidade, o que pode ser aproveitado pelo Pastor para se aproximar do político. Desde a descoberta da Igreja Saejin e seus parasitas, as autoridades estão considerando cancelar o festival, o que poderia frustrar os planos do Pastor.
No entanto, o ataque aos parasitas orquestrado pelo Pastor no corpo do detetive Kim Chul-min (Kwon Hae-hyo) convence o governo a seguir com o evento, acreditando que todos os parasitas das intermediações foram exterminados.
O Pastor Parasita almeja um papel mais oficial no governo humano desde sua criação, interessado na habilidade dos humanos de controlar populações. Ele inicialmente estabeleceu sua própria comunidade na igreja, mas sua ambição cresceu, levando-o a infiltrar-se no governo humano. Com a ajuda de Won-seok (Kim In-kwon), seu comparsa humano, ele elabora um plano para se aproximar do prefeito, visando tomar o corpo dele e obter poder político na região.
Após Su-in e Kang-woo deduzirem os planos do Pastor, percebem que precisam fazer alguma coisa antes que ele se torne poderoso demais. Su-In concorda em se encontrar com a irmã de Kang-woo, Kyung-hee (Yoon Hyun-gil), que está infectada com um parasita e estava à caça de Heidi, quase conseguindo matá-la. Contudo, desde que os parasitas aterrissaram na terra, todos eles possuem um grande senso de lealdade.
A forma como agiram ao descobrir que existia um parasita usado como forma de detectar a presença de outros, declarando que ele era um traidor, ou a hostilidade em relação à Heidi simplesmente porque ela coabita o mesmo corpo com uma humana, prova a importância da identidade que eles possuem e o quanto uma traição é imperdoável para eles.
Assim, quando Kyung-hee descobre o envolvimento do seu líder no recente massacre da sua espécie, algo muda dentro dela. Por isso, ela opta por ajudar Heidi/Su-In e Kang-woo, buscando vingança pelos seus companheiros que foram mortos pelo Pastor.
Heidi tenta alertar a senhora Choi (Lee Jung-hyun), que recebeu ordens para mudar de cidade em uma falsa pista sobre a existência de outros parasitas com base nos relatórios do detetive Kim, que obviamente fez isso para que a Equipe Grey não se intrometesse em seus planos. A desconfiança de Choi em relação à Su-in e Heidi a impede de acreditar em suas palavras logo de primeira, mas ela pensa melhor e decide seguir seus instintos e vai até o festival.
No festival, o Pastor ataca o prefeito e Won-seok finge matá-lo para que consiga ficar perto do prefeito enquanto a cabeça do Pastor está escondida sob sua jaqueta, para que possa tomar conta do corpo do prefeito longe dos olhares do público. Seu plano não serviria de nada se todos soubessem que um parasita tomou conta do corpo do prefeito.
Ele precisava fazer isso por debaixo dos panos para que não houvesse mudança no peso do cargo político que queria tomar. Felizmente, Heidi, Kang-woo e Kyung-hee chegam para impedir os seus planos do Pastor. Após conseguir escapar de Choi no estacionamento, Kyung-hee chega no prédio a tempo de impedir que o Pastor ataque o prefeito. Ela luta contra ele para ganhar tempo para Kang-woo e o prefeito fugirem dali, mas acaba morrendo no processo.
O Pastor só pode permanecer desconectado de um corpo até um certo período de tempo, e com o tempo acabando, ele arranca a cabeça de Won-seok e toma conta de seu corpo para sobreviver e ir atrás de seu alvo principal, e ele quase consegue, não fosse Heidi chegando bem a tempo. Finalmente a intensa batalha entre Heidi e o líder dos parasitas acontece.
No desfecho, Choi chega onde Heidi e o Pastor no corpo de Won-seok estão lutando e se vê em um impasse: ou atira em Su-In, que ela já sabe que se trata, de fato, de um parasita, ou em Won-seok, alguém que ela acredita ser um humano. No último minuto, ela vê a parte de trás da cabeça de Won-seok em um reflexo, que está oca, e decide confiar em Heidi apontando sua arma e atirando no corpo de Won-seok, enquanto Heidi a defende do parasita que a ataca ao mesmo tempo.
Quando Choi pergunta a Heidi por que não atacou ela, Heidi explica que a confiança que depositou em Choi naquele momento foi inspirada na confiança que Su-In deposita gratuitamente nas pessoas, deixando clara a profundidade da impressão que Su-In deixou no parasita que coabita seu corpo. Depois de tudo, Choi decide deixar Su-In livre para viver sua vida como uma pessoa comum.
A vida de Su-in não foi fácil, abandonada por sua mãe quando muito nova, servir de alvo para um pai abusivo, ser vista como um monstro pelos vizinhos após denunciar os abusos que sofria. Ela foi atacada de muitas formas, mas aos poucos, Su-In entendeu que suas ações não a tornaram um monstro, mas a conectaram a pessoas que a valorizam, como o detetive Kim (antes de ser possuído pelo parasita líder) e Kang-woo.
Além disso, Heidi sempre esteve disposta a protegê-la como ninguém nunca havia feito antes. Após voltar a sua vida normal, Su-In recebe a visita de Kang-woo, que agora está trabalhando para a equipe Grey. Ele a entrega uma carta de Heidi, e a informa que ela tem uma oferta para se juntar à equipe da senhora Choi. Parte da carta de Heidi não é mostrada, apenas o começo, que é lido por Kang-woo, e a última frase: “Quer você goste ou não, você não está sozinha”.
Quem é Shinichi Izumi?
Nos últimos momentos do último episódio de Parasyte: The Grey, uma nova figura aparece: Shinichi Izumi. Para quem não conhece esse nome, no mangá de Hitoshi Iwaaki, Shinichi é o protagonista que, assim como Su-In, se torna hospedeiro de um parasita chamado Migi.
Seu parasita, no caso, fica alojado no braço direito do jovem (sim, na mesma mão que ele estende à senhora Choi). Na série, ele é interpretado por Masaki Suda, um ator japonês, sendo apresentado como um suposto jornalista especialista em parasitas e possui informações valiosas para compartilhar com Choi.
No mangá, Shinichi é um adolescente, enquanto que na série, ele é representado por um adulto, dando a entender que os acontecimentos de Parasyte: The Grey se passaram após os eventos do mangá, mas nada foi esclarecido pela senhora Netflix, que permanece calada sobre a possível segunda temporada da produção.