Os assinantes do plano básico de R$ 25,90 da Netflix receberam um e-mail da plataforma de streaming informando que serão automaticamente transferidos para o plano padrão com anúncios, que custa R$ 20,90. A mudança já tinha sido prometida no mês passado e vai ocorrer a partir do dia 25 de dezembro (um “presente” de Natal?).
Nos últimos meses, a Netflix tem dado passos significativos para adaptar seu modelo de negócios, especialmente ao abraçar a inserção de anúncios nas assinaturas. Após enfrentar desafios financeiros e uma perda considerável de assinantes em 2022, a gigante do streaming intensificou as apostas na monetização via publicidade – e isso ajudou a valorizar as ações da empresa.
Economia na assinatura Netflix
Na mensagem para os assinantes do plano básico, a Netflix destaca que eles terão uma “economia de 30%” em relação ao valor anterior. Além disso, a versão com anúncios traz melhorias, como uma qualidade de imagem superior (1080p, em comparação com os 720p da opção básica) e a possibilidade de assistir em duas telas simultâneas, uma vantagem para quem compartilha a conta com outras pessoas.
A medida faz parte da estratégia de longo prazo da Netflix para diversificar suas fontes de receita e, ao mesmo tempo, recuperar parte das perdas financeiras observadas em anos anteriores. Com o plano com anúncios, a plataforma busca atrair um público que prefere pagar um valor mais baixo, mesmo que isso signifique ver propagandas durante a exibição de conteúdo.
Para os clientes que desejam continuar assistindo à Netflix sem anúncios, as opções começam em R$ 44,90 mensais, com o plano padrão oferecendo qualidade Full HD e acesso a duas telas simultâneas. Para quem deseja ainda mais benefícios, o plano Premium, disponível por R$ 59,90, permite o uso em até quatro dispositivos e oferece qualidade 4K.
Netflix libera compartilhamento de cenas
A Netflix começou a permitir que os assinantes capturem e compartilhem imagens de cenas específicas de um conteúdo com um novo recurso chamado “Momentos”. Ao salvar uma captura de tela, o usuário pode compartilhá-la nas redes sociais, com informações sobre o programa, episódio e data/hora exata.
Esse recurso foi criado para dar mais liberdade aos usuários, sem comprometer os direitos autorais do conteúdo. Ele está sendo implementado gradualmente para usuários do iOS em todo o mundo e deve chegar ao Android nas próximas semanas. Para usar o recurso, no entanto, será necessário ter a versão mais recente do aplicativo Netflix instalada no seu dispositivo.
Via Estado de Minas