Neste sábado (24), às 9h30 da manhã (pelo horário de Brasília), começa a lua cheia de fevereiro – a menor de 2024, de acordo com o guia de observação astronômica In-The-Sky.org.
Isso porque esta é a vez que a Lua estará mais distante da Terra este ano ao atingir a fase cheia. Enquanto uma Superlua é caracterizada quando ela fica cheia no perigeu (ponto mais próximo do nosso planeta), neste fim de semana ocorre exatamente o oposto: a lua cheia no apogeu (ponto mais longe).
Nas noites seguintes ao sábado, a Lua aparece no céu cerca de uma hora mais tarde a cada dia, tornando-se proeminente mais tarde na noite. Dentro de alguns dias, só será visível na madrugada e no início da manhã.
Em São Paulo, por exemplo, a Lua começa a ser visível às 18h26, permanecendo no céu até pouco depois das 2h da manhã seguinte. O melhor horário para ver a “microlua” na sua região você pode descobrir uma calculadora de nascer e pôr da Lua.
O momento exato
O momento exato da lua cheia se dá quando a longitude eclíptica da Lua está exatamente 180° de distância da longitude eclíptica do Sol, como observado a partir do centro da Terra.
Quando atingir a fase cheia, a Lua ficará em uma declinação de 12°47’N na constelação de Leão, a uma distância de 405 mil km da Terra. O diagrama abaixo mostra o tamanho da lua cheia deste mês em comparação com o maior (perigeu) e menor (apogeu) tamanho aparente possível de uma lua cheia, desenhado em escala.
A distância da Lua em relação à Terra varia porque sua órbita não é perfeitamente circular – é ligeiramente oval, traçando um caminho conhecido por elipse. À medida que a Lua atravessa esse caminho elíptico ao redor do planeta a cada mês, sua distância varia 14%, entre 356.500 km no perigeu e 406.700 km no apogeu.
Sobre as fases da Lua
A lua nova marca o início do mês em calendários lunares, como o muçulmano, e nos calendários lunissolares, tais como o judaico, o hindu e o budista.
Uma lunação ou ciclo lunar, como é chamado o intervalo de tempo entre luas novas, é sutilmente variável, com média de duração de 29,5 dias. Durante esse período, ela passa pelas quatro fases principais (nova, crescente, cheia e minguante), e cada uma se prolonga por aproximadamente sete dias.
Também existem as “interfases”: quarto crescente e crescente gibosa (entre as fases nova e cheia) e minguante gibosa e quarto minguante (entre a cheia e a minguante).