O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na quinta-feira (11), um alerta para a Região Sudeste do país, que deve enfrentar volumes significativos de chuva neste fim de semana, especialmente na faixa litorânea de São Paulo. Segundo o órgão, há possibilidades de volumes diários em torno de 100 milímetros (mm), com o mau tempo resistindo até segunda-feira (15).
O que você precisa saber:
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
- A partir de sábado (13), uma frente fria avança pelo litoral de São Paulo, aumentando a umidade sobre o leste da Região Sudeste;
- Assim, as chuvas intensas devem alcançar, além de São Paulo e sua região litorânea, áreas no sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro;
- No caso paulista, o alerta também vale para o leste do estado, que inclui a região metropolitana — a previsão é de 70 mm em 24 horas —, e o Vale do Paraíba;
- as temperaturas na capital devem oscilar entre 21° e 27°, enquanto no litoral (entre Ubatuba e Santos) de 27° a 28°.
Leia mais!
De acordo com o Inmet, as chuvas já devem começar nesta sexta-feira (12), com sábado (13) recebendo uma frente fria vinda do litoral. Domingo (14), no entanto, as chuvas devem diminuir, mas ainda com pancadas no período da tarde.
“A combinação de calor, alta umidade do ar e um cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis médios e baixos da atmosfera, vai potencializar as áreas de instabilidade e provocar chuvas intensas em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.”
O Climatempo também prevê fortes chuvas para todo o estado de São Paulo. Segundo a empresa de meteorologia, o clima já deve mudar esta tarde, e com chuva a noite.
A chegada de uma frente fria ao litoral de São Paulo aumenta as condições para chuva nesta sexta-feira em São Paulo, no Rio de Janeiro e em parte de Minas Gerais. Nuvens carregadas crescem em quase todo o país e provocam chuva forte.
Climatempo no X.
O portal divulgou um alerta especial para raios e rajadas de vento acima de 91 km/h no litoral do Paraná, no centro e nordeste de São Paulo (inclui a região de Campinas, região do Vale do Paraíba/SP). A Defesa Civil também chamou atenção para temporais e intensas rajadas de vento em todo estado de São Paulo.