quinta-feira, abril 3, 2025
InícioGeralFim de Semana deve ter chuvas severas e enchentes no Sul

Fim de Semana deve ter chuvas severas e enchentes no Sul

A previsão do tempo para a Região Sul do Brasil mostra um fim de semana com condições climáticas severas, com chuvas constantes até segunda-feira 9. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão do tempo nesta quinta-feira, 5.

A partir desta sexta-feira, 6, as chuvas devem atingir várias cidades nos três Estados da região: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Segundo dados meteorológicos, as chuvas desta sexta-feira serão localizadas, mas podem ser intensas em algumas áreas.

No sábado 7, a instabilidade climática deve se intensificar. Esse cenário aumenta a probabilidade de formação de nuvens carregadas, risco de temporais, queda de raios e rajadas de vento que podem ultrapassar 80 km/h.

O município de Cruzeiro do Sul ficou destruído depois das enchentes no Rio Grande do Sul | Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
O município de Cruzeiro do Sul ficou destruído depois das enchentes no Rio Grande do Sul, em maio de 2024 | Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Em determinadas áreas da Região Sul, o volume de chuva pode exceder 150 milímetros. As partes mais vulneráveis a esses eventos incluem o norte e o noroeste do Rio Grande do Sul, o centro-oeste e o norte de Santa Catarina, além do oeste e o centro-sul do Paraná. Essas localidades devem ficar em alerta máximo por causa da possibilidade de enchentes e deslizamentos de terra.

Chuvas persistem

No domingo 8 e na segunda-feira, as condições de mau tempo podem persistir, sobretudo entre Santa Catarina e o Paraná, com chuvas fortes ainda previstas. O Inmet reforçou a importância de acompanhar as atualizações diárias das previsões de tempo.

“O Inmet realiza a atualização diária das previsões de tempo e destaca a importância do acompanhamento das emissões dos avisos meteorológicos especiais nos próximos dias”, afirmou o órgão. “Fique atento aos comunicados da Defesa Civil de sua cidade.”

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui