quinta-feira, novembro 7, 2024
InícioCiência e tecnologiaFim de semana deve ser frio e chuvoso no Centro-Sul do Brasil

Fim de semana deve ser frio e chuvoso no Centro-Sul do Brasil

O clima deve ficar instável em boa parte do Centro-Sul (parte entre regiões Centro-Oeste e Sul) do Brasil nos próximos dias. Isso significa que, além de temperaturas mais amenas, há previsão de chuva intermitente entre esta sexta-feira (25) e domingo (27).

A combinação de frio e chuva é por conta de uma frente fria associada ao ciclone extratropical formado na região Sul na quinta-feira (24). Mas ele não vai passar diretamente acima do Sul e do Sudeste, nem avançar pela costa dessas regiões. A previsão é que o ciclone se desloque para alto-mar nesta sexta, segundo a Climatempo (via G1).

Frio e chuva intermitente: a previsão do tempo para o fim de semana

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estima acumulados de 100 milímetros de chuva por dia neste fim de semana para as seguintes regiões:

  • Leste do Rio Grande do Sul;
  • Grande parte do Paraná e de Santa Catarina;
  • São Paulo;
  • Centro-sul de Minas Gerais;
  • Oeste do Rio de Janeiro;
  • Sul do Mato Grosso do Sul;
  • Extremo Sul de Goiás.
São Paulo pode registrar acumulados de 100 milímetros de chuva neste fim de semana (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Além disso, o avanço da frente fria deve derrubar temperaturas em boa parte dos estados do Centro-Sul. A previsão é que as máximas caiam gradualmente ao longo do fim de semana.

Já para as regiões Norte e Nordeste, a previsão é a seguinte: predomínio de tempo firme, com algumas pancadas de chuva localizadas, principalmente no oeste da região Norte. É o que disse Caetano Mancini, meteorologista da Tempo OK e especialista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ao G1.

Corredor de umidade

América do Sul vista do espaço
Corredor de umidade entre região amazônica e Sudeste pode se formar por conta do avanço da frente fria (Imagem: Crazy Owl Productions/Shutterstock)

A frente fria que avança pelo Oceano Atlântico e o comportamento dos ventos na atmosfera devem favorecer a formação de um corredor de umidade, segundo o Inmet. Esse corredor deve se estender da região amazônica até o Sudeste.

Ainda segundo o Inmet, o corredor pode virar uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – extensa faixa de nuvens que geralmente vai do Norte ao Sudeste. Esse sistema mantém o tempo instável nas regiões, que registram grandes acumulados de chuva.

  • Para uma ZCAS se estabelecer, o corredor de umidade deve persistir por ao menos quatro dias consecutivos.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui