sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaFim de semana deve ser de calor nas capitais neste fim de...

Fim de semana deve ser de calor nas capitais neste fim de semana

As temperaturas devem passar dos 30ºC em todas as capitais do Brasil neste fim de semana, graças à quarta onda de calor de 2024. Pelo menos, é o que estima o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O calorão deve atingir, principalmente, o interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais, bem como estados do Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).

Para quem tem pressa:

  • O Brasil enfrenta sua quarta onda de calor este ano, com previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicando que as temperaturas devem ultrapassar os 30ºC em todas as capitais durante o próximo fim de semana. As regiões mais afetadas incluem o interior de São Paulo e Minas Gerais, além dos estados do Centro-Oeste;
  • Segundo o Climatempo, a onda de calor é resultado de uma área de alta pressão que atua como um bloqueio atmosférico, impedindo a chegada de frentes frias no Centro-Oeste. Esse fenômeno mantém o ar seco e quente na região, elevando significativamente as temperaturas;
  • Enquanto o Centro-Oeste e outras regiões enfrentam calor intenso, o bloqueio atmosférico mantém as frentes frias concentradas no Sul do país. Isso resulta em condições de instabilidade, com previsões de chuvas persistentes nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
  • Abril já registra acumulados de chuva que superam a média climatológica em 12 capitais brasileiras. Salvador, em particular, destaca-se com quase 800 milímetros de chuva, marcando este mês como o mais chuvoso na capital baiana nos últimos 51 anos.
(Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Essa onda de calor ocorre por conta de uma área de alta pressão, segundo o Climatempo. É como se essa área fosse uma barreira – tanto que é conhecida como bloqueio atmosférico. Na prática, impede a chegada de frentes frias no Centro-Oeste, o que mantém o ar seco e quente. Resultado: eleva temperaturas.

Altas temperaturas e muita chuva

Pessoas atravessando avenida com guarda-chuva durante temporal no Rio de Janeiro
(Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Esse bloqueio atmosférico tem outra consequência no país: mantém frentes frias concentradas na região Sul. Por isso, o Climatempo estima condições de instabilidade, com previsão de chuva persistente, no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Aliás, abril nem acabou, mas o acumulado de chuva já supera a média climatológica para o mês em 12 capitais no Brasil. Entre essas, o Climatempo destaca Salvador, onde o acumulado beira os 800 milímetros – tornando abril o mês mais chuvoso da capital baiana nos últimos 51 anos.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui