Sim, o futuro chegou aos festivais de cinema – talvez ao mais famoso e emblemático deles. O Festival de Cannes anunciou nesta quarta-feira (10) o lançamento de uma nova categoria dentro do prêmio, focada no chamado cinema imersivo.
Mas o que seria cinema imersivo? Em comunicado, a organização de Cannes explica que serão exibidos “trabalhos imersivos, coletivos e interativos que utilizam realidade virtual, realidade aumentada e outras tecnologias de ponta para transcender a narrativa convencional e transportar o público para outros mundos, narrativas e épocas”.
O texto cita ainda o filme Carne y Arena, do diretor Alejandro González Iñárritu, longa que foi apresentado no festival em 2017 dentro desse formato: “virtualmente presente, fisicamente invisível”.
Vale destacar que Iñárritu recebeu um Oscar especial pelo projeto. A direção da Academia decidiu laurear o trabalho do diretor em “reconhecimento a uma experiência narrativa visionária e poderosa”.
A 77ª edição do Festival de Cannes, que acontecerá de 15 a 24 de maio, contará com oito obras na competição de cinema imersivo.
A premiação vai ocorrer em uma cerimônia especial separada.
O que foi o projeto Carne y Arena
- Carne e Areia, na tradução em Português, conta a história de um grupo de imigrantes ilegais que tenta entrar nos EUA pela fronteira com o México.
- Eles são levados por um coiote, uma espécie de traficante de seres humanos, e precisam escapar dos agentes da imigração americanos.
- A obra foi fruto de 4 anos de trabalho de Iñarritu e de seu diretor de fotografia, Emmanuel Lubezki.
- Iñarritu fez dezenas de entrevistas com imigrantes ilegais para tentar trazer a experiência mais próxima da realidade.
- Não é um filme convencional.
- Muito pelo contrário: o espectador precisa entrar em uma sala vazia com óculos de Realidade Virtual.
- O visitante da instalação, além de usar óculos, capacete e mochila, deve estar descalço, pois o piso é de areia, para trazer uma sensação extra de realismo.
- A experiência durava cerca de 7 minutos apenas.
- Tempo mais do que suficiente para te levar para dentro do deserto mexicano – e que rendeu mais um Oscar ao diretor.
- O cineasta mexicano, aliás, já tem em sua coleção as estatuetas de melhor direção, melhor filme e melhor roteiro original por Birdman (2014), além do prêmio de melhor direção por O regresso (2015).
Mais sobre cinema imersivo
Por se tratar de uma modalidade relativamente nova e pouco explorada, o cinema imersivo se enquadra em uma série de experiências diferentes envolvendo telas e a sétima arte.
Fique agora com algumas experiências relatadas aqui no Brasil. Em Belo Horizonte, por exemplo, a empresa ZW Design desenvolveu uma sala de cinema diferente para a Arena MRV, do Clube Atlético Mineiro:
Tem ainda esse outro vídeo divulgado há alguns anos no Facebook da Escola de Atores Wolf Maya. O exemplo, porém, mostra um mega estúdio sul-coreano.
As informações são da Variety.