Se existisse rebaixamento só com os jogos como visitante em 2023, o Fluminense estaria rebaixado ao fim da Série A do ano passado. E neste ano, logo no primeiro jogo fora de casa, o Tricolor viveu o pesadelo do último Brasileirão.
Diante do Bahia, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Fonte Nova, o Flu teve um desempenho abaixo do esperado e foi derrotado de virada, por 2 a 1.
No Brasileirão de 2023, em 19 jogos como visitante, o time carioca venceu somente três, com quatro empates e 12 derrotas, marcando 18 gols e sofrendo 29. Apenas São Paulo e América-MG foram piores.
O aproveitamento do Fluminense como visitante foi de apenas 22,8% dos pontos disputados. Como foi muito bem no Rio de Janeiro, terminou a competição na 7ª colocação.
Fernando Diniz acredita que a derrota não tem a ver com a equipe jogar longe do Rio. Para ele, o problema do revés para o Bahia foi o número de erros da equipe.
“A lógica das mudanças é melhorar o time. Foi assim que melhoramos para ganhar do Internacional [no Beira-Rio, na semifinal da Libertadores de 2023] e ganhar. Não mexo para piorar o time. Se aquilo lá foi bom, por que hoje é motivo de questionamento? O cara que está criticando hoje, tem que criticar contra o Inter e não ganharia a Libertadores”, disse o treinador ao lembrar jogos fora de casa.
Em dois jogos, o Fluminense soma um ponto na Série A e terá pela frente a chance de reabilitação no sábado (20), às 16h, diante do Vasco, no Maracanã, pela terceira rodada da competição.