segunda-feira, fevereiro 24, 2025
InícioGeralFilhotes de leão nascem no Zoológico de São Paulo

Filhotes de leão nascem no Zoológico de São Paulo

O Zoológico de São Paulo ganhou uma nova família de leões. A fêmea Erindi e o macho Django, que estão no parque desde 2016, tiveram quatro filhotes (leoas) em novembro. Elas devem começar a ser expostas ao público em maio, a depender do andamento do processo de ambientação.

As leoas nasceram em 1º de novembro e, por enquanto, permanecem com os pais em um local isolado dos visitantes. Elas ainda não têm nomes, embora em 2023 o zoológico tenha feito uma votação aberta para nomear filhotes de leão nascidos no parque.

Quando as leoas forem expostas, elas ficarão junto dos pais, em um espaço exclusivo para a nova família. Segundo Luan Morais, biólogo-chefe do setor de mamíferos do zoológico, o processo de adaptação leva tempo. 

Logo depois do nascimento, a mãe leoa costuma ficar mais agressiva para proteger os filhotes, o que fez com que Django fosse separado temporariamente e reaproximado aos poucos. Atualmente, ele está em um ambiente próximo ao de Erindi e das filhotes e pode vê-las através de um vidro.

A segurança dos filhotes é uma preocupação no que se refere à exposição ao público. “A nossa exposição aqui é em ilha, então a gente tem toda cautela”, explica Morais. “Se a filhotinha não conseguir passar por ali e escorregar, ela pode cair no fosso.” O parque vai esperar as leoas terem entre 5 a 6 meses, “que é quando já são animais fortes, formados”, para fazer a exposição.

Zoológico de SP quer renovar população de leões do Brasil

Erindi e Django foram trazidos ao Zoológico de São Paulo em 2016, provenientes da Holanda e da Dinamarca, respectivamente, com o objetivo de ajudar a renovar a população de leões do parque e do Brasil, que já estava envelhecida, segundo Morais. 

“A gente resolveu trazer esses animais de fora para fazer um revigoramento genético da população [brasileira de leões]”, diz o biólogo. “Foi então que começou tudo de novo, reproduzir leões para poder fazer exposição, mandar para outros lugares e melhorar a genética mesmo da nossa população.”

Antes de permitir o cruzamento, os especialistas do zoológico fazem exames genéticos e recebem a aprovação de entidades governamentais locais, nacionais e internacionais. Todos os animais são devidamente catalogados.

Django já teve seis filhotes com outras duas fêmeas do zoológico, Aisha e Amira, em 2022 e 2023. Erindi, por sua vez, também já teve filhotes com o leão Iduma. Ela é mãe de Aisha e Amira, e, portanto, avó dos outros filhotes de Django.

O processo de aproximação entre Erindi e Django ocorreu no início de 2024. Inicialmente, eles ficaram em celas vizinhas para se familiarizar visualmente. Depois, trocaram de celas para se acostumar com o cheiro um do outro, antes de serem colocados juntos para o acasalamento. A gestação das leoas dura entre quatro e cinco meses.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui