quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioGeralFilhote de onça-pintada nasce em centro de conservação em SP

Filhote de onça-pintada nasce em centro de conservação em SP

Um filhote de onça-pintada nasceu, em 6 de julho, num centro de conservação localizado em Cotia (SP). Esse nascimento representa um avanço significativo no programa nacional de reprodução para salvar a espécie, atualmente em extinção.

O filhote, com menos de 20 dias, está sendo cuidado pela mãe sob a supervisão da equipe técnica. Ainda não se sabe o sexo do filhote. 

Clô, a mãe, de 3 anos, veio do Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu (PR). Já o pai, Rudah, de 2 anos, é do BioParque Vale Amazônia, localizado no Pará.

Programa nacional de conservação da onça-pintada 

Os pais do filhote fazem parte do Programa Nacional de Conservação da Onça-Pintada, coordenado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

O projeto facilita o intercâmbio de animais entre bioparques e zoológicos para apoiar a reprodução em cativeiro e ajudar na preservação da espécie.

A onça-pintada está em risco de extinção no Brasil por causa da destruição de seu habitat, da caça ilegal e dos conflitos com criadores de gado. A espécie habita em biomas como Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e caatinga.

Para reverter essa situação, foi criada a Estratégia de Conservação da Onça-Pintada 2020-2030. Coordenado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), em parceria com outras organizações, o programa abrange 15 paisagens prioritárias em 14 dos 18 países onde o felino ainda vive.

Leia também:



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui