As Forças de Defesa de Israel (FDI) comunicaram nesta quinta-feira, 7, que o sargento Gal Meir Eisenkot, de 25 anos, filho do ministro israelense Gadi Eisenkot, foi morto em combate no norte da Faixa de Gaza.
De acordo com as autoridades militares, outro soldado também morreu durante confronto com o grupo terrorista Hamas.
O combatente pertencia ao 699º Batalhão da Brigada de Comandos da Reserva 551. Seu pai foi general das FDI de fevereiro de 2015 a janeiro de 2018, com uma carreira militar de mais de 40 anos.
+ Leia as últimas notícias do Mundo no site da Revista Oeste
Filho do ministro
Depois do ataque do Hamas em 7 de outubro, Gadi Eisenkot ingressou no gabinete de guerra do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu como ministro sem pasta. Ele recebeu a notícia da morte enquanto visitava o Comando Sul das IDF nesta quinta-feira, 7.
Eisenkot é membro do Partido da Unidade Nacional, de Benny Gantz, e foi eleito para o Knesset, o parlamento israelense, em 2022.
Desde o dia 7 de outubro, 88 soldados das FDI morreram em Gaza.
Autoridades de Israel lamentam
Em comunicado à imprensa, o porta-voz das forças israelenses, Daniel Hagari, disse que Gal Eisenkot foi morto na cidade palestina de Jabalia, a 4 quilômetros ao norte da cidade de Gaza.
Segundo Hagari, o militar era um “verdadeiro patriota” e que “estava determinado a lutar contra terroristas nesta guerra”.
Na rede social X (antigo Twitter), o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu prestou condolências ao ministro e afirmou estar “arrasado”. Ele também escreveu que Israel vai continuar a lutar “até a vitória”.
לחנה וגדי איזנקוט,
שרה ואני שבורי לב על נפילתו של בנכם גל.
אנחנו בוכים אתכם. אנחנו מחבקים אתכם.
גל היה לוחם אמיץ וגיבור אמיתי.
אנו שולחים תנחומים מעומק ליבנו למשפחתכם ולמשפחות כל נופלינו הגיבורים.
העם עוטף אתכם באהבה ובהוקרת תודה – היום ולתמיד.
מה גדול הכאב. מה עמוק…
— Benjamin Netanyahu – בנימין נתניהו (@netanyahu) December 7, 2023
O membro do gabinete de guerra de Israel e ex-ministro da Defesa, Benny Gantz, também prestou uma homenagem a Gal Eisenkot.
O funeral de Gal Eisenkot será na sexta-feira 8, no cemitério militar de Herzliya.