Luís Cláudio Lula da Silva, filho do presidente Lula, teria chamado a primeira-dama Janja da Silva de “p*ta” e “oportunista” em uma conversa de WhatsApp com sua então mulher, a médica Natália Schincariol. A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles na tarde desta sexta-feira, 19.
A conversa faz parte dos arquivos da investigação sobre violência doméstica contra o filho caçula do presidente.
Em 15 de setembro de 2023, uma sexta-feira, Natália mandou uma mensagem para Luís Cláudio às 10h05 da manhã, perguntando o que ele faria ao longo do dia. Quatro minutos depois, o filho de Lula respondeu que assinaria o termo de compromisso com uma empresa e veria o pai no final da tarde.
Depois da resposta da mulher, enviada às 10h10, Lulinha acrescentou: “A p*ta vai estar junto”. Mais adiante, na mesma conversa, ele chama Janja de “oportunista”.
Naquela sexta-feira, Janja acompanhou Lula em uma viagem oficial a Cuba. Segundo registros do Planalto, o casal embarcou às 12h na base aérea de Brasília e chegou ao Aeroporto Internacional José Marti, em Havana, no final da tarde, às 18h20.
Luís Cláudio também estava em Cuba, onde se reuniu com o pai. Em Havana, Lula participou da cúpula do G77, principal grupo de países em desenvolvimento da ONU, focando em estreitar laços com a China.
Quem disse que eu me mudei?
Não importa que a tenham demolido:
A gente continua morando na velha casa em que nasceu.Mario Quintana
📷 @ricardostuckert pic.twitter.com/MNARoGoEBc
— Luis Claudio Lula da Silva (@LuisLulaDaSilva) September 16, 2023
De acordo com o Metrópoles, fontes relataram que a relação entre Luís Cláudio e Janja é “tensa”, limitando-se ao essencial. Nas redes sociais, o enteado não posta fotos com a madrasta, e a primeira-dama não é vista com ele em eventos.
Procurados, Luís Cláudio e Natália Schincariol não responderam aos questionamentos de Paulo Cappelli. Janja, contatada através de sua antiga assessoria, também não se manifestou.
Depois da denúncia de Natália contra Luís Cláudio por agressões, Lula e Janja evitaram comentar o caso publicamente. A ex-mulher do filho do presidente veio a público em 2 de março para relatar as agressões sofridas durante os dois anos de relacionamento, que se intensificaram meses antes do rompimento do casal.
Lula ignora denúncias contra o filho e relativiza violência contra a mulher
Além de nunca ter se pronunciado sobre as acusações de violência doméstica, Lula deu uma declaração polêmica na terça-feira 16, durante uma reunião com empresários no Palácio do Planalto.
Na ocasião, o presidente da República disse que, caso o agressor seja torcedor do Corinthians, “tudo bem bater na mulher”.
O petista fez a declaração enquanto comentava uma pesquisa que mostra um aumento nos índices de violência doméstica depois de partidas de futebol. Lula ainda disse que o fenômeno é “inacreditável” e “parabenizou” as mulheres presentes no encontro.
“Hoje, eu fiquei sabendo de uma notícia triste, eu fiquei sabendo que tem pesquisa, Haddad, que mostra que depois de jogo de futebol, aumenta a violência contra a mulher”, disse Lula, em reunião. “Inacreditável. Se o cara é corintiano que nem eu, tudo bem [sic]. Mas eu não fico nervoso quando perco, eu lamento profundamente. Então, eu queria dar os parabéns às mulheres que estão aqui.”
Durante uma reunião com empresários do ramo alimentício, realizada no Palácio do Planalto na terça-feira 16, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, caso o agressor seja torcedor do Corinthians, “tudo bem bater na mulher”. pic.twitter.com/IYPnjO5htA
— Revista Oeste (@revistaoeste) July 17, 2024
O filho acusado de agressão, Luis Cláudio, foi preparador físico do Corinthians entre 2008 e 2010, quando participou da equipe técnica de Mano Meneses.
Lula reclamou da divulgação da fala pela imprensa e afirmou na quarta-feira 17 que as notícias sobre o pronunciamento foram “tiradas de contexto”.
Lula disse: “Muitas vezes, [a gente] está vendo telejornal e o que predomina no telejornal não é a notícia completa, é uma frase da notícia tirada de contexto que, de preferência, se puder fazer intriga, melhor”.