Marius Borg Høiby, filho mais velho da princesa herdeira da Noruega, Mette-Marit, foi preso nesta segunda-feira, 18, sob suspeita de estupro. De acordo com a polícia norueguesa, ele é acusado de violar um artigo do código penal que trata de “relação sexual com alguém que está inconsciente ou por outras razões incapaz de resistir ao ato”.
Høiby, de 27 anos, é fruto de um relacionamento da princesa, Mette-Marit, anterior ao casamento com o príncipe herdeiro Haakon, em 2001.
Nascido em 1997, Marius Borg Høiby foi criado ao lado de seus meios-irmãos, filhos do príncipe herdeiro Haakon: a princesa Ingrid Alexandra, de 20 anos, e o príncipe Sverre Magnus, de 18. Diferentemente deles, Høiby não desempenha nenhum papel público oficial.
Os antecedentes criminais do filho da princesa da Noruega
Marius Borg Høiby havia sido detido em 4 de agosto, por causa de uma briga no apartamento de uma mulher em Oslo. Ele foi acusado de agressão corporal contra a moradora, com quem mantinha um relacionamento.
Relatos da mídia norueguesa informaram que a polícia encontrou uma faca cravada na parede do quarto da mulher. Dias depois, em uma declaração à emissora norueguesa NRK, Høiby admitiu estar sob efeito de cocaína e álcool durante o ataque.
O filho da princesa também revelou enfrentar “problemas mentais” e lutar “por muito tempo contra o abuso de substâncias”. Na declaração, comprometeu-se a buscar tratamento para sua condição e disse que “o levaria muito a sério”.
Em setembro, Høiby foi preso novamente por descumprir uma ordem de restrição. Na segunda-feira, quando ocorreu a prisão mais recente, ele estava em um carro acompanhado da mesma mulher envolvida na situação de agosto.
A polícia informou hoje que as suspeitas relacionadas ao caso de agosto agora incluem abuso doméstico. No entanto, as autoridades ainda não decidiram se Høiby permanecerá detido.