A Fifa obrigará os clubes participantes do Super Mundial, que acontecerá entre 15 de junho e 13 de julho de 2025, a disputarem o torneio com força máxima. E isso inclui as equipes da elite europeia, que terão acabado de encerrar a temporada.
De acordo com a Sky Sports, a obrigatoriedade fará parte do regulamento da Fifa para a competição. Isso forçará os clubes da Europa, envolvidos em torneios internacionais além dos compromissos locais, a colocarem seus principais jogadores em campo mesmo após uma temporada desgastante.
A Fifa também permitirá aos participantes do Super Mundial de Clubes a abertura da janela de transferências a partir de 1º de junho do ano que vem, com as equipes podendo se reforçar até o dia 10 do mesmo mês para incorporar reforços de olho no campeonato.
O regulamento também concederá aos jogadores cujos contratos terminarão em 30 de junho de 2025 que extendam seus contratos até o fim do período de competição.
É o caso de Kevin De Bruyne, por exemplo, cujo vínculo com o Manchester City se encerrará dias antes do início do Super Mundial.
O Super Mundial de Clubes, que será disputado nos Estados Unidos, corre o risco de não acontecer, segundo informou o jornal italiano Gazzetta dello Sport no fim de setembro.
De acordo com a publicação, a Fifa ainda não conseguiu vender os direitos de transmissão na América, Ásia e na região do Oriente Médio e Norte da África. Com isso, faltam patrocinadores a apenas nove meses do início do torneio.
Outro ponto que preocupa é o calendário sobrecarregado. Sindicatos de jogadores da Inglaterra e França já iniciaram uma campanha contra o Mundial de Clubes. Nos últimos dias, diversos atletas do futebol europeu reclamaram do número de jogos na temporada e já falam em possível greve.
O Super Mundial contará com 32 equipes e o sorteio dos grupos está marcado para dezembro.
América do Sul (6 vagas)
- Flamengo – campeão da Libertadores de 2022
- River Plate – Argentina
- Boca Juniors – Argentina
- Campeão da Libertadores 2024 (ainda não definido)
Europa (12 vagas)
- Real Madrid – Espanha
- Porto – Portugal
- Benfica – Portugal
- Inter de Milão – Itália
- PSG – França
- Bayern de Munique – Alemanha
- Borussia Dortmund – Alemanha
- Juventus – Itália
- Atlético de Madrid – Espanha
- Red Bull Salzburg – Áustria
Américas do Norte e Central (5 vagas)
- Seattle Sounders – EUA
- Pachuca – México
- Clube do país-sede (ainda não definido) – EUA
África (4 vagas)
- Wydad Casablanca – Marrocos
- Espérance – Tunísia
Ásia (4 vagas)
- Urawa Red Diamonds – Japão
- Ulsan – Coreia do Sul