A direção da Fifa aumentou de sete para 35 o número de seus comitês. Os grupos, que podem ter até 20 integrantes cada, são responsáveis por setores estratégicos da entidade, como o departamento financeiro, mas também servem para se discutir mudanças nos rumos da organização do futebol.
Haverá, por exemplo, o comitê do torcedor, outro do futuro do futebol, um para combater o racismo, um para eSports e outro para tratar apenas de tecnologia e avanços digitais.
O aumento, elaborado pelo Conselho da entidade, foi aprovado pelo Congresso realizado em maio, na Tailândia, com apoio do presidente, Gianni Infantino.
Em comunicado enviados às 211 associações filiadas, o secretário-geral da Fifa, Mattias Grafstrom, escreveu o seguinte:
“Esta nova configuração reflete melhor o âmbito dos objetivos estratégicos e das atividades da Fifa hoje, modernizando assim o papel dos Comitês e permitindo um maior envolvimento na processos democráticos de tomada de decisão, aumento da representação e contribuição feminina, e conhecimentos técnicos mais focados em diversas áreas relevantes do futebol a nível internacional. As áreas de responsabilidade de cada um dos Comitês recém-introduzidos e o competência exigida de seus membros pode ser considerada conforme descrita em seus nomes dos respectivos comitês. A Fifa quer priorizar composição diversificada em termos de histórico e experiência, qualificações, género e representação geográfica”.
Na prática, a Fifa conseguirá acomodar mais aliados dentro de sua estrutura. Membros desses comitês não são remunerados, mas podem receber diárias em casos de deslocamentos a serviço da Fifa.
As 211 associações têm até 8 de setembro para enviar candidatos a postos nesses 35 comitês e é possível indicar até três nomes, sendo obrigatoriamente uma mulher entre eles. É provável que todas as associações passem a ter membros nos comitês.
O Conselho, formado por 35 membros, entre eles o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ednaldo Rodrigues, decide os integrantes de cada grupo.
O formato atual tem sete comitês: financeiro, desenvolvimento, médico, arbitragem, associações membro, organização de competições e partes interessadas do futebol (responsável por discutir mudanças na modalidade). Os cinco primeiros estão mantido, já os dois últimos serão divididos em vários outros.
- Desenvolvimento*
- Arbitragem*
- Associações Membro*
- Competições Masculinas de Seleções
- Competições Femininas de Seleções
- Competições Masculinas de Clubes
- Competições Femininas de Clubes
- Futebol Olímpico
- Futebol Masculino de Base
- Futebol Feminino de Base
- Futsal
- Beach Soccer
- Partes Interessadas no Futebol Masculino
- Partes Interessadas no Futebol Feminino
- Jogadores Masculinos
- Jogadoras
- Treinadores Masculinos
- Treinadoras
- Torcedores
- Desenvolvimento Técnico
- Desenvolvimento Técnico do Futebol Feminino
- Futebol Amador
- Relações Institucionais
- Jurídico
- Estádios e Segurança
- Antirracismo e Anti Discriminação
- Responsabilidade Social do Futebol
- Tecnologia e Inovação Digital
- Comercial e Marketing
- Mídia e Comunicação
- eSport
- Futuro do Futebol
- Regras do Futebol