Após reunião com o Conselho, a Fifa anunciou, neste domingo (17), a realização da Copa Intercontinental. O torneio, que segue sendo anual, vai substituir o tradicional Mundial de Clubes.
Os detalhas da nova competição foram dadas em Jeddah, na Arábia Saudita, onde decorre pela última vez a disputa no formato atual.
👀 The FIFA Council has confirmed key details for the new FIFA Club World Cup, starting in the United States in 2025.
Here’s everything you need to know…
— FIFA (@FIFAcom) December 17, 2023
A principal mudança com a Copa Intercontinental diz respeito ao regulamento. A partir de 2024, a final da competição contará sempre com o clube vencedor da Champions League. Os demais clubes campeões continentais irão duelar em “playoffs”, porém com cruzamentos já pré-programados.
No caminho das equipes sul-americanas, campeãs da Libertadores, haverá sempre à espera uma equipe da Confederação da América do Norte e Caribe (Concacaf). O duelo se dará num só jogo, com mando de campo a ser definido no primeiro ano por sorteio; a seguir, a cada ano, um continente receberá o jogo.
- Esse vencedor do chaveamento que envolve a Ásia, África e a Oceania irá enfrentar o vencedor do outro chaveamento, que envolve América do Sul e Concacaf; este jogo já acontecerá em campo neutro;
- O play-off acontecerá em 14 de dezembro de 2024 em local neutro;