O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes, anunciou, nesta segunda-feira, 29, a criação de um observatório para acompanhar o avanço da reforma tributária. O projeto será desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa e o Tribunal de Contas da União.
De acordo com Gomes, o objetivo principal da iniciativa é acompanhar de perto as mudanças que a reforma tributária trará para as finanças públicas. O observatório sob comando da Fiesp apresentará análises técnicas sobre a proposta.
A iniciativa também visa tornar mais acessível à sociedade o entendimento sobre a situação fiscal do país. Além disso, o observatório servirá como um indicador da eficácia das políticas de gastos nacionais e dos incentivos fiscais concedidos anualmente.
Governo entrega projeto voltado à reforma tributária
Na semana passada, o governo federal encaminhou ao Congresso Nacional o projeto de regulamentação da reforma tributária. A ação impulsionou a criação do observatório sob comando da Fiesp.
A entrega do projeto foi entregue pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). De acordo com o integrante do Poder Executivo, o parlamentar se comprometeu a estabelecer um calendário para votar no decorrer dos próximos meses propostas relacionadas à reforma tributária.