Em comemoração a uma década de trajetória da Plataforma Fartura, a cidade de Belo Horizonte ganha neste fim de semana o Festival Fartura Belo Horizonte – Especial de 10 anos, que promove uma programação gastronômica e musical na capital mineira entre os dias 19 e 20.
Com entrada gratuita, o evento conta com chefs nacionais e internacionais, que preparam aulas ao vivo e servem suas especialidades na área dos restaurantes.
O tema deste ano é Minas-França, que antecipa o Ano do Brasil na França, celebrado em 2025. Entre os chefs confirmados estão os franceses David Mansaud, com passagem pela direção de alimentos e bebidas do Belmond Copacabana Palace, e Damien Montecer, que trabalhou em casas estreladas no país natal.
Programação gastronômica
Os dois chefs franceses preparam receitas especiais nas cozinhas ao vivo de maneira individual e também em dupla com o belo-horizontino Henrique Gilberto, do Cozinha Tupis, situado no Mercado Novo. Já no espaço dos restaurantes, chefs servem pratos ao longo de todo o dia.
Entre os nomes estão Elia Schramm, do Babbo Osteria, no Rio; Rafael Pires, do Mia Restaurante, em Tiradentes (MG); Silvana Watel, da Francette, em BH; Victor Zuliani, do Montê Bar (BH); Renata Andrade e Euler Edjar, do Eddie Lado B (BH); Gabriella Guimarães e Guilherme Furtado, do Ōkinaki (BH); André Prates, do Vila da Lavanda, em Brumadinho (MG); Márcia Nunes, do Dona Lucinha (BH); Gabriel Trillo, do Omilia, em Nova Lima (MG); e Vânia Cunha, do Restaurante do Mercado, em Conceição do Mato Dentro (MG).
Produtos mineiros também podem ser levados para casa na área da Mercearia Fartura, onde comerciantes vendem sucos artesanais, geleias, antepastos, sorvetes, queijos, cafés, pães, cachaças e embutidos de variadas cidades do estado.
Programação musical
Durante os dois dias, o festival é embalado por bandas e DJs e também por uma programação itinerante.
Entre os nomes estão a banda de forró Tocaia; o quarteto Bagatelas; o grupo de música instrumental latina Mambo Jazz; a harpista Aricia Ferigato; o Chorinho de Quarta; a DJ Fê Linz; o violinista Pablo Araújo, que se junta ao flautista Bill Davison; o grupo de choro feminino Raíssa Anastasia e Regional; e a DJ Aída.
10 anos da Plataforma Fartura
Desde 2014, cerca de um milhão de pessoas já participaram dos Festivais Fartura em mais de 10 cidades no Brasil e em Portugal. Belo Horizonte, São Paulo, Tiradentes, Fortaleza, Porto Alegre, Belém, Serro, Conceição do Mato Dentro, Brasília, Lisboa e Porto estão entre elas.
Neste ano, a presença internacional foi reforçada com os eventos em Portugal. Além disso, o Fartura esteve na Embaixada do Brasil na França para um jantar para membros da Unesco, e foi o responsável pelo Minas Bar nas Olimpíadas de Paris.
“Agora temos a segurança de dar esse passo, estreitando as nossas relações internacionais para levar, cada vez mais, a gastronomia brasileira – e principalmente mineira – para fora. E também receber outros países no nosso estado, mostrando toda a riqueza que é a nossa gastronomia”, explica Rodrigo Ferraz, diretor da Plataforma.
Festival Fartura Belo Horizonte – Especial 10 anos
19 e 20 de outubro, das 12h às 20h / Mirante Belvedere; Av. José Maria Alkimin, s/n. Belvedere – altura do número 500, entre as ruas José Negrão de Lima e Adauto Lucio Cardoso – Belo Horizonte, Minas Gerais / Acesso gratuito mediante retirada de ingressos neste link.
Conheça o Mesa III: massas artesanais para saborear no local ou levar