O governo do Amazonas anunciou, nesta quinta-feira (02), que o Festival de Parintins será transmitido pela TV Globo. A informação foi confirmada pelo governador Wilson Lima após reunião com diretores da Rede Amazônica, afiliada da Globo no Amazonas, Rossy Amoedo, presidente do Boi Caprichoso, e Fred Goes, presidente do Boi Garantido.
O interesse da emissora carioca no Festival aconteceu após a participação de Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Boi Garantido, no Big Brother Brasil 24. Finalista do reality show, Isabelle sempre fez questão de mostrar sua cultura e contar a história do festival e dos bois-bumbás durante sua participação.
Segundo os presidentes do bois, a transmissão em TV será feita por duas emissoras: Rede Globo e TV A Crítica, emissora amazonense que transmite o festival há mais de 30 anos.
Como é o festival
O Festival de Parintins é um dos maiores eventos folclóricos do país. O festival ocorre anualmente em junho na ilha de Parintins, no Amazonas, que pode ser acessada apenas por meios fluviais (barco). A cidade está a 369 km de Manaus e o caminho do porto pelo rio Amazonas chega a 18 horas, segundo informações divulgadas pelo Governo do Amazonas.
O evento folclórico teve sua primeira edição em 1965, ainda segundo o governo estadual. Foi criado por um grupo de amigos da Juventude Alegre Católica para arrecadar fundos para a construção da Catedral Nossa Senhora do Carmo, hoje um dos pontos mais conhecidos de Parintins. A festa foi criada para contar a história do boi-bumbá.
A festa mostra a batalha entre os bois Caprichoso e Garantido. A disputa entre os bois-bumbás fala sobre o casal de trabalhadores de uma fazenda, conhecidos como Mãe Catirina e Pai Francisco. Catirina, que está grávida, tem o desejo de comer língua do boi mais bonito do lugar — então Francisco sacrifica o boi mais bonito do patrão para realizar o desejo da esposa grávida. O patrão manda os empregados procurarem o animal e, quando ele é encontrado morto, chamam um pajé. O curandeiro indígena então faz um milagre resultando na ressurreição do boi. Feliz com a volta do animal, o patrão perdoa o casal e realiza uma festa para comemorar.