O Festival de Inverno de Campos do Jordão, o maior de música clássica da América Latina, recebe orquestras internacionais pela primeira vez entre 29 de junho e 28 de julho. Na 54ª edição, o evento ocorre em três locais de Campos e em dois na cidade de São Paulo.
Com mais de 60 concertos, o festival acontece na Sala São Paulo e na Universidade Presbiteriana Mackenzie na capital paulista. Em Campos do Jordão, no Auditório Claudio Santoro, no Parque Capivari e no Palácio Boa Vista. Os ingressos precisam ser retirados com três dias de antecedência de cada apresentação até ao meio-dia. Todas as entradas são gratuitas.
Realizado pela Fundação Osesp e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o evento recebe o Chile, a Colômbia e Uruguai neste ano. Além de conjuntos sinfônicos do estado de São Paulo, grupos da câmara (trios, quartetos, quintetos) da Inglaterra e da Suíça também estão confirmados.
Toda a programação tem recursos de acessibilidade, como audiodescrição em todos os shows e interpretação em Libras de apresentações com coro e voz. Nos dias 7, 21 e 28 de julho, há transmissão dos shows no YouTube do festival.
Bolsa de estudos
O programa de aprimoramento Módulo Pedagógico, realizado pelo próprio festival, selecionou 137 jovens instrumentistas e regentes para ganharem bolsas de estudos integrais e estudarem durante o evento.
É possível assistir às apresentações dos bolsistas tanto em Campos de Jordão, quanto em São Paulo. Eles atuam em obras-primas, como “La Mer”, do compositor francês Claude Debussy, e também tocam com orquestras, como a Orquestra Sinfônica de Ñuble e a Juvenil Nacional do Sodre de Montevidéu.
Ao final do curso, há a entrega de diversos prêmios, sendo o maior deles o Eleazar de Carvalho. Neste ano, o festival seleciona o músico que mais se destacar para ganhar uma bolsa de estudos no valor de US$ 1400 mensais (cerca de R$ 7,5 mil). Com o traslado entre o Brasil e o exterior sendo pago pela organização, o escolhido pode estudar por até nove meses em uma instituição estrangeira de sua escolha.
Com bolsas na Academia de Música da Osesp, a Fundação pode premiar outros bolsistas que se destacarem nas atividades.
Serviço
Quando? 29 de junho a 28 de julho de 2024
Quanto? Entrada gratuita
Onde? Auditório Claudio Santoro, Sala São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie
Ingressos e locais:
- Auditório Claudio Santoro, Sala São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie: Retirada de ingressos neste link três dias antes de cada apresentação, ao meio-dia, tendo o limite de quatro por pessoa. Há cota de 100 ingressos para serem retirados no dia de cada apresentação na Sala São Paulo e no Auditório Claudio Santoro. Estarão disponíveis uma hora antes dos concertos;
- Capela São Pedro Apóstolo: distribuição de ingressos presencial, 1h antes, na entrada da Capela. Apenas dois ingressos por pessoa;
- Parque Capivari: entrada livre.
Compartilhe: