A 77ª edição do Festival de Cannes começa nesta terça-feira (14) e vai até o dia 25 de maio. Nos próximos 12 dias, dezenas de filmes serão exibidos, diversas estrelas do cinema desfilarão pelo tapete vermelho e milhares de pessoas passarão pelos corredores do Marché du Film.
O evento conta com diversas atrações, como mostras, aulas, homenagens e exposições, sendo a Seleção Oficial de filmes a principal. Dos mais de 50 títulos exibidos no festival, 20 concorrem à Palma de Ouro, um dos prêmios de maior prestígio da indústria cinematográfica.
O evento reúne profissionais do setor, entre eles produtores, compradores, distribuidores e diretores, e pode servir como um encontro de negócios entre eles. Para jornalistas e críticos de cinema, é a oportunidade de ver em primeira mão filmes que podem bombar ao longo do ano.
Quais longas estão na Competição da Seleção Oficial em 2024?
- “Le Deuxième Acte”, de Quentin Dupieux
- “The Apprentice”, de Ali Abbassi
- “Motel Destino”, de Karim Aïnouz
- “Bird”, de Andrea Arnold
- “Emilia Perez”, de Jacques Audiard
- “Anora”, de Sean Baker
- “Megalopolis”, de Francis Ford Coppola
- “The Shrouds”, de David Cronenberg
- “The Substance”, de Coralie Fargeat
- “Grand Tour”, de Miguel Gomes
- “Marcello Mio”, de Christophe Honoré
- “Feng Liu Yi Dai”, de Jia Zhang-ke
- “All We Imagine as Light”, de Payal Kapadia
- “Kinds of Kindness”, de Yorgos Lanthimos
- “L’Amour Ouf”, de Gilles Lelouche
- “Diamant Brut”, de Agathe Riedinger
- “Oh Canada”, de Paul Schrader
- “Limonov – The Ballad”, de Kiril Serebrennikov
- “Parthenope”, de Paolo Sorrentino
- “Pigen Med Nalen”, de Magnus Von Horn
Tem brasileiro na disputa?
Sim! Karim Aïnouz representa o Brasil com “Motel Destino” na principal categoria do festival e André Hayato Saito concorre à Palma de Ouro de curta-metragem com “Amarela”.
Além disso, três filmes brasileiros foram selecionados para mostras paralelas, como “Baby”, de Marcelo Caetano, na Semana da Crítica; “A Queda do Céu”, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro, na Quinzena dos Cineastas; e “A Menina e o Pote”, de Valentina Homem, na Quinzena dos Realizadores.
Veja seis filmes brasileiros premiados em Cannes.
Documentário sobre Lula
Um documentário sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será exibido no festival e concorre ao Olho de Ouro, prêmio para filmes do gênero. Apesar da produção não ser brasileira, é sobre uma figura importante para o país. A direção é de Oliver Stone, consagrado cineasta norte-americano responsável por títulos como “Platoon” (1986), “JFK – A Pergunta que Não Quer Calar” (1989) e mais.
Quem vota e escolhe os ganhadores?
Todo ano, o festival monta um júri composto por profissionais da indústria, que é presidido também por um nome relevante no setor.
Na 77ª edição, Greta Gerwing é presidente, e o júri é composto por Erbu Ceylan, roteirista e fotógrafa turca; Lily Gladstone, atriz norte-americana; Eva Green, atriz francesa; Nadine Labaki, atriz libanesa; Juan Antonio Bayona, diretor, produtor e roteirista espanhol; Pierfranceso Favino, ator italiano; Kore-Eda Hirokaxu, diretor japonês; e Omar Sy, ator e produtor francês.
Quando os vencedores serão anunciados?
A cerimônia de premiação dos filmes Em Competição da Seleção Oficial do Festival de Cannes será no dia 22 de maio.
Homenagens
A organização do evento anunciou que nomes como Meryl Streep, George Lucas e Studio Ghibli serão homenageados neste ano.