A primeira edição do Festival Comidas de Mi Tierra — América Latina & Caribe ocorre em São Paulo neste sábado (9) e domingo (10), no Largo da Batata, em Pinheiros.
Organizado pelo canal Cola em Sampa, o evento conta com 58 barracas de comidas típicas de 15 países da América Latina e do Caribe, sendo que muitos expositores são imigrantes que se mudaram para o Brasil. A programação também oferece shows de música.
“O nosso objetivo é convidar o público a explorar a tradição dos nossos vizinhos latino-americanos e caribenhos por meio dos seus sabores e sons. É uma viagem pelo lado mais gostoso e surpreendente”, diz William Vendramini, cofundador do Cola em Sampa.
Durante o festival, os visitantes encontram pratos típicos de países como Argentina, Bahamas, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, Peru, Porto Rico, Jamaica, México, Uruguai, Venezuela e Trinidad e Tobago.
O prato Pupusa, por exemplo, é uma tortilha espessa e recheada feita de massa de milho ou arroz, representa El Salvador. Já as empanadas e as arepas são os símbolos gastronômicos da Colômbia.
Chefs de várias regiões do Brasil também marcam presença para representar os sabores diversos do país, incluindo profissionais do Pará, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e da Bahia.
Agito musical
As atrações musicais ficam por conta de artistas latinos. A banda A Lo Cubano abre a programação de shows com gêneros como salsa, reggaeton, pop e chachacha. Depois, o cantor venezuelano Luiz Rodriguez apresenta o bolero e a cumbia.
Os DJs Bogotá e Poncho, da Bolívia, trazem um repertório com ritmos populares e eletrônicos. Ainda há uma roda de samba com a Bateria de Rua.
Outro ritmo presente no evento é o blues com cantora Juliana Hooper. Por fim, o grupo mexicano Mariachi promete animar ainda mais o festival, que também oferece um workshop de salsa.
Festival Comidas de Mi Tierra — edição América Latina & Caribe
- Onde? Largo da Batata, ao lado do metrô Faria Lima (Linha Amarela);
- Quando? 9 e 10 de novembro; sábado, das 11h às 22h; e domingo, das 11h às 21h;
- Quanto? Entrada franca (o evento também é pet friendly).
Parque temático do Sítio do Picapau Amarelo será inaugurado em 2025