O Memorial Esperança Garcia, centro de referência da cultura negra no Piauí, celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra com uma programação especial que culmina na 39ª Festa da Beleza Negra, nesta sexta-feira (22), às 19h. Com o tema “Força Ancestral”, o evento promete emocionar e inspirar com atividades que exaltam a cultura afro-brasileira.
Segundo Antônia Aguiar, coordenadora do memorial, a Festa da Beleza Negra vai além de um evento cultural. “É um momento em que as pessoas vêm com suas vestimentas afro, celebram sua beleza, sem competições. Não se trata de escolher quem é mais bonito, porque todos nós somos lindos e maravilhosos. É um espaço de encontro, de reafirmação e de celebração”, destaca a gestora.
A festa reunirá manifestações artísticas e culturais que honram a ancestralidade negra, com destaque para:
– Apresentações de dança com grupos como Ijexá e Ylu Ayê
– Capoeira de tod@s e outras expressões afro-brasileiras
– A tradicional Feira Preta, celebrando o empreendedorismo negro
– Shows de Irmãos Bezerra, Rafamax e Preto Kedé
Para Antônia, o memorial oferece um espaço de acolhimento único. “A Festa da Beleza Negra já foi realizada em outros locais, mas encontrou aqui no memorial seu espaço de identidade e resistência. É mais do que uma celebração, é um momento de empoderamento e diálogo social”, afirma Aguiar.
Balada Literária no Memorial
Além da Festa da Beleza Negra, o memorial sediará, nos dias 25 e 26 de novembro, a 3ª edição da Balada Literária. Este evento literário contará com atividades diurnas e encerramentos noturnos especiais.
– 25/11: Apresentação musical de Jurandí
– 26/11: Encerramento com Naira Lima
Memorial Esperança Garcia: Um Espaço de Resistência
Inaugurado em 2007, o Memorial Esperança Garcia é um marco na luta do movimento negro do Piauí. Renomeado em 2017, em homenagem à heroína negra piauiense Esperança Garcia, o espaço celebra a resistência e a ancestralidade.
“Antes, aqui era uma escola, e o movimento negro lutou por muitos anos para mudar isso. Hoje, o memorial é um espaço onde celebramos não só a cultura negra, mas também fomentamos a educação e o empoderamento”, pontua Antônia.
A Festa da Beleza Negra é uma realização do Grupo Coisa de Nêgo, com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e apoio da TV Garrincha.